Categories: Destaque Direita Notícias
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

 


Procurador-Geral de Justiça do MPAC recebe
maior honraria do legislativo acreano



O procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu nesta quarta-feira (17), durante a última sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo Parlamento Estadual.


A comenda, criada pela Resolução interna nº 178 de 2004, só foi concedida até agora a três personalidades acreanas: o atual senador Jorge Viana, a ex-ministra Marina Silva e no ano passado, ao governador Tião Viana, que irá receber a medalha no dia de sua posse, em 1º de janeiro próximo. O procurador-geral de justiça Oswaldo D’Albuquerque é a quarta personalidade a receber a honraria que foi criada para homenagear personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais. A Resolução que criou a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo impõem um limite de apenas um homenageado por legislatura.


A escolha do procurador-geral do MP acreano levou em conta, entre outras coisas, a nova forma de gestão que privilegia o cidadão através de inúmeros projetos que intensificam a aproximação com o cidadão e reconhecem o MP como uma Instituição forte na defesa da cidadania e no combate à exclusão social. “Essa homenagem ficará guardada em meu coração. Deus, em sua infinita benevolência, me concedeu sempre a graça de me fazer contentado com o pouco. Hoje, de modo inesperado, não só inflacionou favores, como me contemplou com o muito. Tenho certeza que em me concedendo esta condecoração, os senhores prestam homenagem mais do que a mim, mas à instituição Ministério Público que tenho orgulho de fazer parte” disse emocionado o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque, que está apenas em seu primeiro ano de gestão a frente do Ministério Público.


Ele fez questão de dizer que “a honraria que recebi aqui hoje na Casa do Povo irradie em todos nós – membros e servidores do Ministério Público do estado do Acre- o estímulo e vontade redobrada de fazer o bem, de acudir a quem nada tem de seu, de fazer melhor, de promover avanços, de efetivar justiça social, onde a primazia dos benefícios pertence aos mais necessitados”.


A comenda “Ordem do Mérito Legislativo” concedida ao procurador-geral de Justiça é fruto do requerimento nº 41/2014, de autoria do deputado estadual Eber Machado que, em seu discurso, ressaltou o Ministério Público acreano ser exemplo para o restante do Brasil.


“Se o procurador- geral está recebendo essa homenagem é porque está servindo com grandeza. O poder judiciário, como um todo, deve ser fortalecido. Hoje o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública representam cidadania em nosso Estado. O Ministério Público foi de encontro ao povo e quem faz isso sabe o que quer e, por isso, deve ser reconhecido”, ressaltou.



Promotores recebem Título de Cidadão Acreano e Moção de Aplausos


Além do procurador-geral de Justiça, outros membros do Ministério Público foram homenageados com a entrega de Título de Cidadão Acreano e Moção de Aplausos. Ao todo, foram 75 honrarias concedidas pelo parlamento.


O promotor de Justiça Admilson Oliveira e Silva disse que receber o Título de Cidadão Acreano representa a coroação de uma vida por ter escolhido viver no Acre.


“Desde que cheguei ao Acre, em março de 1981, vi que era a terra onde gostaria de morar, e aqui estou. Receber essa homenagem é o resultado do que escolhi para a minha vida”, disse o promotor de Justiça Admilson Oliveira que hoje é presidente Associação do Ministério Público do Acre (Ampac).


Outro homenageado foi o promotor de Justiça Adenilson de Souza, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social.


“É uma honraria para todos nós, que não somos acreanos de nascimento, desejamos ser. Adotamos o Acre para crescermos como pessoa. O reconhecimento, além de mim como pessoa, é do próprio Ministério Público”, ressaltou.


O secretário geral do Ministério Público, promotor de Justiça Celso Jerônimo de Souza, que mora no Acre há 18 anos, comentou que receber o Título de Cidadão Acreano tem parcela de ajuda do procurador-geral de Justiça pela gestão que vem sendo feita com muita dedicação e abrindo espaço a todos os membros.


“É uma felicidade que não consigo buscar nas palavras como expressar. É um reconhecimento de trabalho feito nos últimos 18 anos. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Não que eu seja merecedor disso, mas não deixa de ser uma satisfação grande”, comentou.


A promotora de Justiça de Sena Madureira, Patrícia Paula dos Santos recebeu a Moção de Aplausos pelo trabalho comunitário de combate às drogas na cidade.


Em pronunciamento, o presidente da Aleac Elson Santiago ressaltou a importância da entrega dos Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplauso.


“Trata-se de um justo reconhecimento do poder legislativo a essas pessoas que são muito mais acreanos que a gente. São pessoas merecedoras dessa homenagem pelo trabalho significativo que elas desenvolvem no Estado”, disse Elson Santiago (PEN).


Solenidade


A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados. “É um orgulho grande pelo trabalho relevante que meu filho vem fazendo. Oswaldo trabalhou desde os 13 anos de idade. A família toda se orgulha dessa homenagem. Ele nunca teve dificuldade para estudar e nunca nos deu preocupação”, disse a mãe do procurador-geral de Justiça, Zenilde Melo D’Albuquerque Lima.


A solenidade contatou ainda com a apresentação do Coral da Aleac, que interpretou o Hino Acreano. A mesa de honra foi composta pelo o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago; primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim; juiz Clóvis Ferreira, do Tribunal de Justiça do Acre, procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque; corregedora-geral do Ministério Público, procuradora de Justiça Kátia Rejane e pelo senador eleito Gladson Cameli.


 


 


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024