Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul pede auxílio da União para combater Dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) solicitou no início da semana ajuda da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. O intuito é de controlar a epidemia de Dengue que se arrasta no município desde o mês de setembro, quando a crise foi oficializada pelo Executivo. A secretária de Saúde da cidade seguiu para Brasília (DF), onde se reúne com representantes do governo federal, na tarde desta quarta-feira, 17.


Lucila Brunetta, gestora da Saúde da cidade, informou que na capital federal será apresentado um plano estratégico de combate à proliferação da doença. Dentre os pontos abordados no encontro, a secretária deve apresentar, ainda, os trabalhos já executados, como o aumento do efetivo. O número de agentes comunitários saiu de 27 para 50 profissionais.


Dados da Secretaria de Saúde apontam que mais da metade do município já foi visitado pelas equipes de brigada, mesmo assim a crise não recua, o que faz da ajuda federal uma das poucas formas de tentar contornar a situação.

Anúncio


Quando surgiram os primeiros casos de dengue em Cruzeiro do Sul, apenas o vírus do tipo “1” circulava pela cidade. Pelos diagnósticos realizados por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, até o mês de outubro, ainda não tinha sido identificado outro estágio da doença. Entretanto, durante o mês de novembro, vários pacientes apresentaram o vírus tipo “4”, considerado o último estágio. Desses pacientes, dois morreram com complicações provocadas pela dengue.


Em dez meses já foram realizadas mais de 26 mil notificações nas unidades básicas de saúde e nos hospitais da segunda maior cidade do Acre. Desses, foi diagnosticado um total de 16 mil pacientes com dengue.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido