Categories: Cotidiano Notícias

Defesa Civil do Acre participa de encontro estratégico sobre a Cheia do Madeira

Published by
Da redação ac24horas

O novo comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Gondim, liderou a equipe da Defesa Civil do estado, que participou nesta terça feira (16) em Porto Velho, de um encontro técnico para elaborar estratégias para o próximo período de cheia do rio Madeira.


Acompanharam Gondim o coronel José Alberto Flores e Carlos (que vai deixar o comando do CBMAC) e o tenente coronel Carlos Batista, que durante o período crítico da enchente, comandou a equipe do Acre em Rondônia.


Depois do desastre natural registrado entre os meses de março e abril deste ano, quando o rio madeira atingiu 19,74 metros (marca registrada no dia 29 de março), as autoridades não desfizeram a sala de situação entre os dois estados rotineiramente trocam informações sobre as previsões climáticas e principalmente sobre o plano de estratégia em caso de novo enchente.


Segundo as previsões climáticas divulgadas pelo SIPAM  para o trimestre novembro, dezembro, janeiro (2015), as chuvas deverão ficar acima do padrão climatológico nos estado do Acre, Rondônia e oeste do Mato Grosso, atingindo diretamente a fração brasileira da bacia do rio madeira.


“Por determinação do governador Tião Viana nós estamos mantendo contatos diários com o SIPAM e com a Defesa Civil de Rondônia para termos acesso a toda informação relativa ao rio madeira e BR 364. Precisamos nos anteceder ao problema e nossa vida aqui serviu para estreitarmos ainda mais essa parceria firmada durante aquele período crítico”, disse Gudim.


O encontro foi organizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM)   e contou ainda com a participação de representantes do Serviço geológico do Brasil (CTPM),Agência Nacional de Águas ( ANA) , IBAMA, Marinha do Brasil, Sociedade de Portos e Hidrovias (SOPH), Instituto Chico Mendes de Meio Ambiente(ICMBIO), Consorcio Santo Antônio (CSAE),Energia Sustentável do Brasil (ESBR),Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Rondônia (MPE/RO).


A reunião serviu também para a troca de experiência entre os órgãos envolvidos na questão do monitoramento de recurso hídricos da bacia amazônica.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Paolla Oliveira beija Nanda Costa em “Justiça 2” e internet reage; veja

Paolla Oliveira e Nanda Costa protagonizaram o primeiro beijo de suas personagens, Jornada e Milena,…

03/05/2024

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira…

03/05/2024

Socorro Neri detalha ataques internos supostamente feitos por aliados dos Bestenes

A deputada federal Socorro Neri, que convocou entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (3) para…

03/05/2024

Gêmeas siamesas de acreana que compartilham coração nascem em Brasília

Nasceram na manhã desta sexta-feira, 3, às 7h46, no Hospital Materno Infantil (HMI) de Brasília,…

03/05/2024

Ida de mãe e irmã de Davi à delegacia em Salvador envolve tentativa de extorsão

Elisângela e Raquel Brito, mãe e irmã de Davi, campeão do BBB 24, chamaram atenção…

03/05/2024

Mani Reggo, ex de Davi, mostra resultado de reforma em sua barraca de lanches; veja

O nome de Mani Reggo foi muito falado enquanto o "Big Brother Brasil 24" rolava,…

03/05/2024