Menu

Após atrasos, COP20 chega a consenso e divulga acordo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois que o prazo de término estourou em 31h, a Conferência sobre Clima das Nações Unidas, conhecidacomo “COP20”, conseguiu chegar a um acordo final na madrugada deste domingo (14), em Lima, no Peru. O consenso só foi alcançado após os países ricos fazerem concessões durante as discussões sobre o texto final da cúpula, que leva como título “Chamamento de Lima para a Ação sobre o Clima” e que aponta compromissos para 195 nações reduzirem as emissões de gases do efeito estufa.

O texto é considerado a base para o acordo global que será negociado em novembro de 2015, em Paris, na COP21, que substituirá o Protocolo de Kyoto a partir de 2020. O maior objetivo é impedir que a temperatura média do planeta suba mais do que 2ºC até o fim do século.

Anúncio

A cúpula em Lima estava prevista para terminar na sexta-feira (12), mas, sem um consenso sobre o texto final, foi adiada para sábado. Os países só conseguiram chegar a um acordo durante a madrugada deste domingo. O maior dilema recaía sobre a responsabilidade comum, porém diferenciada.

Países em desenvolvimento que lideram a emissão de gases de efeito estufa na atualidade, como China e Índia, não queriam assumir compromissos iguais ao das nações já desenvolvidas, que são acusadas de ainda emitirem gases e de serem as responsáveis pela maior parte de CO2 na atmosfera desde 1750. Agora, a versão final do documento de Lima deixa claro que as responsabilidades são diferenciadas.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.