Categories: Cotidiano Notícias

Feira da Agricultura Familiar é sucesso na 3ª Panamazônia

Por
Jairo Carioca
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco realiza, no âmbito da 3ª Feira Panamazônia, a Feira de Agricultura Familiar. A coordenação é da Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura (SAFRA) que esperava a participação de 30 produtores e grupos de produtores, mas o número presente é maior: 35 agricultores, associações e cooperativas estão participando da Feira da Agricultura Familiar comercializando mel de abelha indígena (sem ferrão), mel de abelha africanizada, abóbora, farinha de macaxeira, hortaliças, frutas diversas como o cacau bravo, e novidades como a farinha melito produzida pela Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá. Essa farinha é folheada e custa R$4 o quilo.


A feira marca 2014 como o ano da agricultura familiar em Rio Branco. Agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. Consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens.


Anúncio

Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos. Em nível municipal existe uma série de fatores que vem sendo considerados fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como a oferta, pela Prefeitura de Rio Branco, de ambiente político; acesso aos mercados e aos recursos naturais; acesso à tecnologia e serviços de extensão; o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada; entre outros. Esse trabalho é desenvolvido pela SAFRA, que acompanha sistematicamente a Feira da Agricultura Familiar, no Horto Florestal, sob coordenação do técnico Oziel Melo.


A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural em Rio Branco –e a forte presença de produtores na Feira Panamazônia reafirma essa política. Denis Andrade de Lima, por exemplo, é morador da comunidade do Caquetá e veio pela primeira vez com muitos amigos e familiares, como o filho Deivid, de quatro anos, para participar da Panamazônia.


“Estou gostando, as vendas estão boas”, disse o produtor. Um dos amigos que foi à feira com ele é Francisco Assis, produtor de goma de macaxeira no Caquetá. “Produzo uma tonelada por semana”, diz Francisco, afirmando que é a melhor do município. A feira vai até o próximo dia 14 no Horto Florestal.


 


Share
Por
Jairo Carioca

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica…

28/09/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Presidente do STF participa de evento em Belém

Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso está entre os destaques da…

28/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Em Mâncio Lima, candidato do MDB pede investigação contra chapa Progressista

Em Mâncio Lima, o candidato a prefeito Chicão da Distribuidora, MDB, pediu à justiça eleitoral…

28/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Zequinha Lima faz carreata em Cruzeiro do Sul ao lado de Gladson

No dia do aniversário de 120 anos de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima…

28/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre garante que não vai tolerar assédio na Prefeitura: “Vai ser demitido”

O candidato a prefeito pela Coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), lamentou a postura…

28/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Roraima

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

O candidato a prefeito de Amajari, município do norte do estado de Roraima, Antonio Etelvino…

28/09/2024