Menu

Feira da Agricultura Familiar é sucesso na 3ª Panamazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco realiza, no âmbito da 3ª Feira Panamazônia, a Feira de Agricultura Familiar. A coordenação é da Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura (SAFRA) que esperava a participação de 30 produtores e grupos de produtores, mas o número presente é maior: 35 agricultores, associações e cooperativas estão participando da Feira da Agricultura Familiar comercializando mel de abelha indígena (sem ferrão), mel de abelha africanizada, abóbora, farinha de macaxeira, hortaliças, frutas diversas como o cacau bravo, e novidades como a farinha melito produzida pela Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá. Essa farinha é folheada e custa R$4 o quilo.

A feira marca 2014 como o ano da agricultura familiar em Rio Branco. Agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. Consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens.

Anúncio

feira

Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos. Em nível municipal existe uma série de fatores que vem sendo considerados fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como a oferta, pela Prefeitura de Rio Branco, de ambiente político; acesso aos mercados e aos recursos naturais; acesso à tecnologia e serviços de extensão; o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada; entre outros. Esse trabalho é desenvolvido pela SAFRA, que acompanha sistematicamente a Feira da Agricultura Familiar, no Horto Florestal, sob coordenação do técnico Oziel Melo.

A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural em Rio Branco –e a forte presença de produtores na Feira Panamazônia reafirma essa política. Denis Andrade de Lima, por exemplo, é morador da comunidade do Caquetá e veio pela primeira vez com muitos amigos e familiares, como o filho Deivid, de quatro anos, para participar da Panamazônia.

“Estou gostando, as vendas estão boas”, disse o produtor. Um dos amigos que foi à feira com ele é Francisco Assis, produtor de goma de macaxeira no Caquetá. “Produzo uma tonelada por semana”, diz Francisco, afirmando que é a melhor do município. A feira vai até o próximo dia 14 no Horto Florestal.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.