Categories: Notícias

Deputados derrotados vivem expectativa da nomeação de secretariado de Sebastião Viana

Published by
Da redação ac24horas

Os deputados estaduais derrotados nas eleições deste ano, estão apreensivos com a escolha dos ungidos de Sebastião Viana (PT), que serão nomeados para ocupar os cargos de secretários, no quinto mandato consecutivo do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do governo do Acre.


Nos bastidores da Aleac, o clima não é dos melhores. Os deputados de partidos aliados da FPA ainda reclamam do tratamento “desigual na distribuição de estrutura de campanha”. A mágoa é visível com a eleição de cinco deputados pelo PT, enquanto algumas legendas foram extirpadas da Casa.


O exemplo de descontentamento que se destaca entre as legendas que formam a coligação capitaneada pelo PT, é o PEN, partido que chegou a ter uma bancada com sete deputados, mas foi reduzida a zero na disputa eleitoral deste ano, deixando os aliados número um de Viana, fora da Aleac.


O presidente do PEN, Astério Moreira, não esconde a insatisfação com o silêncio de Sebastião, em relação ao nome dos novos secretários. Moreira, que foi o líder de governo na Aleac, afirma que ainda não teria sido sondado para ocupar nenhum cargo na máquina pública estadual.


Edvaldo Souza (PSDC) também ainda não engoliu o resultado das urnas. Visivelmente abalado pela derrota, o parlamentar disse que vai se dedicar ao programa que apresenta diariamente na TV Gazeta, afiliada da Rede Record, deixando a política em segundo plano.


O líder do PT, Geraldo Pereira tenta desconversar os boatos de bastidores, que o colocam como possível secretário de Fazenda. “Sou um soldado, estou aqui para cumprir a determinação de meu partido”, diz Pereira ao informar que ele é um dos criadores do atual sistema tributário do Acre.


Os parlamentares intitulados pelos próprios colegas, como de baixo clero, derrotados nas urnas, esperam pelo reconhecimento dos serviços prestados a Sebastião Viana, na última legislatura. Eles pleiteiam pelo menos, cargos na assessoria especial do governador petista.


Um dos entraves para acolher os deputados estaduais derrotados, na máquina pública é a redução do orçamento da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), que foi reduzido dois terços. Nos últimos quatro anos, a SAI abrigou líderes partidários e dissidentes de partidos de
oposição.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Nego Di xinga José de Abreu com todos os nomes possíveis e detona a Globo

Nego Di perdeu as estribeiras em vídeo publicado nesta quarta-feira (15), em resposta a José…

15/05/2024

Danubio vence e derruba campanha perfeita do Athletico na Sul-Americana

O Danubio venceu o Athletico Paranaense por 2 a 1 nesta quarta (15), na Ligga…

15/05/2024

Léo Santana opina sobre polêmica de Ivete Sangalo: ‘Vender ingressos hoje não está fácil’

Léo Santana, cantor, participou nesta quarta-feira (15) da coletiva do seu projeto musical PaGGodin, que…

15/05/2024

CBF anuncia paralisação do Brasileirão por duas rodadas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no início da noite desta quarta-feira, 15, a…

15/05/2024

Gladson fica no cargo com amplo direito de defesa

NÃO causou surpresa ao BLOG a decisão de ontem do STJ de não afastar o…

15/05/2024

Nicolau elogia decisão do STJ: “justiça sendo feita passo a passo”

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior (PP), usou as redes sociais nesta…

15/05/2024