Menu

JV critica discurso da oposição sobre meta do superávit

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em discurso na tribuna do Senado nesta sexta-feira, 28, o senador Jorge Viana elogiou a composição da nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff apresentada nesta semana. O parlamentar afirmou que os desafios de Joaquim Levy, novo ministro da Fazenda, Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, e Nelson Barbosa, que ficará à frente do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, será o de conduzir a política econômica brasileira com responsabilidade e criar condições para que o país se consolide como uma grande nação em pleno desenvolvimento.

“São profissionais respeitados por todos. São grandes brasileiros, preparados, que fizeram parte do primeiro e do segundo mandatos do presidente Lula, quando conseguiram alcançar indicadores de crescimento invejáveis no país, tudo isso conciliado com a política de inclusão social”, destacou ele.

Anúncio

Jorge Viana também criticou o discurso da oposição no debate sobre a mudança no teto da meta do superávit primário na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014. Segundo ele, o governo está cumprindo a meta fiscal com responsabilidade, garantindo inclusive investimentos ao setor produtivo, como a desoneração da folha de pagamento das empresas que resultou na perda de arrecadação de quase R$ 120 bilhões neste ano, mas garantiu a geração de emprego e renda aos brasileiros.

“O Governo está propondo uma alteração retirando da LDO o teto de abatimento da meta de superávit. Isso é muito importante de ser traduzido. Isso é como uma família: se o momento está difícil, se há algumas despesas extras, economiza-se, não se faz gasto supérfluo. E é isso que o Brasil tem feito”, defendeu.

Ele destacou que vários países do mundo, incluindo os que compõem grandes grupos econômicos como o G20, estão fechando o ano com déficit. “O governo está assumindo ainda ter um saldo positivo de 10 bilhões de reais. Então, onde está o rombo? Onde está a irresponsabilidade?”, questionou.

Desmatamento – Durante o discurso, Jorge Viana também destacou os números apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mostraram uma redução de 18% no desmatamento da Amazônia Legal. “Esse é um dado muito importante, porque no período de 2012/2013 nós tivemos um crescimento do desmatamento, com uma área de 5.891km2 no período. Agora, com a redução de mais de 1.000 km2 de desmatamento, estou falando de 100 mil hectares que deixaram de sofrer corte raso. Então, eu queria cumprimentar também a Presidenta Dilma e, especialmente, a Ministra Izabella Teixeira e a equipe pelo resultado deste trabalho”, destacou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.