A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Acre termina no próximo domingo, 30. Todos os bovídeos, de qualquer idade, deverão ser imunizados. Vencido o prazo, é possível comunicar a vacinação até 15 de dezembro ao Instituto de Defesa Animal e Agroflorestal do Acre (Idaf).
Segundo o Idaf, a meta é manter a cobertura de 98%, já conquistada em 2013. Ainda de acordo com o órgão, o número de vacinados é bastante expressivo, chegando a casa das duas milhões de cabeças.
“Por enquanto, o produtor ainda precisa procurar um dos escritórios do Idaf nos municípios para declarar a imunização de seu rebanho. Já a emissão da Guia de Trânsito (GTA) pode ser feita via internet pelo próprio criador. O prazo para a declaração vai até 15 de dezembro”, informa à Agência Acre.
A aftosa é uma das enfermidades animais mais contagiosas e causa importantes perdas econômicas. A mortalidade é baixa em animais adultos, mas nos jovens provoca problemas cardíacos [miocardites] que levam à morte. Atinge animais bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens. Camelos, dromedários, lhamas e vicunhas têm baixa suscetibilidade; cavalos não são afetados.