Categories: Acre

Governo do Acre irá cortar salários de professores provisórios pela metade em dezembro

Por
Da redação ac24horas

O mês de dezembro não será de alegrias e confraternização para os cerca de 4 mil professores provisórios com contrato com a Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE). Revoltados, eles reclamam do clima tenso desde que foram informados da suspensão dos contratos na primeira quinzena de dezembro. A decisão governamental deixará os professores provisórios com metade do salário.


O pagamento do final de ano, que geralmente vem acrescido do 13º salário integral, que serve de balsamo as famílias, pois ajuda a equilibrar as finanças e proporciona um natal e ano novo tranquilo, esse ano dará lugar ao que eles chamam de pesadelo.


Uma professora que pediu para não ter sua identidade revelada afirmou que o clima é tenso e os 24 provisórios da escola onde trabalha estão desanimados com a notícia.


“Eu trabalho há 12 anos como professora provisória e nunca tinha acontecido de cortarem nosso salário pela metade. Eles vão nós deixar sem uma reserva financeira no final de ano e tem colegas desesperados. A SEE ainda rasgou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pois não temos condições de terminar os 200 dias letivos. A notícia trouxe um clima de tensão e desanimo aos professores”.


A educadora destacou que os provisórios estão reunindo forças para acionar o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Sindicato dos Professores do Acre (Sinproac) para tentar reverter à situação.


Em contato com a Assessoria de Comunicação da SEE, a reportagem do ac24horas foi informada que a medida é procedente e se faz necessária devido aos prazos administrativo/financeiro, já que a folha de pagamento deve ser concluída até o dia 16 de dezembro.


A assessoria destacou que a suspensão dos contratos provisórios estão aparados por lei e previsto no edital do concurso provisório. Outro ponto ressaltado foi referente a situação dos provisórios, segundo assessoria não há motivos para preocupação, pois um novo processo seletivo provisório com mais de 3 mil vagas está com as inscrições abertas e os novos aprovados serão contratados no final de janeiro de 2015.


Em relação ao prazo do ano letivo (200 dias), o órgão explicou ainda que não haverá comprometimento aos alunos, pois os professores efetivos concluirão o ano letivo nas escolas que apresentarem atrasos no cronograma.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Brasil está 10 anos atrasado em exploração de águas profundas, diz CEO da Petrobras

A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, fez nesta quinta-feira (26) uma avaliação do futuro da…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Racing goleia Athletico e encara o Corinthians na semifinal da Sul-Americana

O Racing será o adversário do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26),…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Na estreia de Diniz, Cruzeiro empata com Libertad e avança na Sul-Americana

Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro confirmou a classificação para semifinal da Copa…

26/09/2024
  • Cotidiano

Temporal deixa rastro de destruição em Vilhena

Um temporal atingiu a cidade de Vilhena, interior de Rondônia, na tarde desta quinta-feira, 26.…

26/09/2024
  • Juruá

Cruzeiro do Sul tem feriado duplo nesta sexta-feira (27); saiba o que abre e fecha

Esta sexta-feira, 27, é feriado municipal da Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul e…

26/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Gastos de estrangeiros no Brasil chegam a R$ 26 bilhões em 2024

Os turistas estrangeiros movimentaram mais de R$ 26 bilhões no Brasil, de janeiro a agosto…

26/09/2024