Se você é cinéfilo e ama a sétima arte uma opção interessante é a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Rio Branco recebe o projeto de 8 a 13 de dezembro, na Filmoteca Acreana, com sessões gratuitas às 13, 15, 17 e 19 horas.
A solenidade de abertura será às 18h30, com a exibição do filme “Que Bom Te Ver Viva”, de Lúcia Murat, homenageada da mostra. A cineasta esteve envolvida com os movimentos políticos de resistência ao golpe, foi presa em 1971, e levou suas experiências para as telas do cinema com o fim da ditadura, após 1985.
“O Brasil é uma marca constante na carreira de Lúcia Murat. Visto pela ótica estrangeira, dissecado em sua História remota ou contemporânea, nosso país vem ganhando um retrato complexo, amoroso e doloroso nos filmes de uma cineasta que é mais do que merecedora desta homenagem”, opina Rafael de Luna Freire, coordenador da mostra.
Inspirada nos 50 anos do golpe militar, o projeto traz também outros debates acerca dos direitos humanos, com filmes que abordam temas como população LGBT e enfrentamento a homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, direitos da pessoa com deficiência, entre outros.
A 9ª Mostra apresenta uma cartela com 41 filmes, todos em closed caption e sessões que incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. “Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença” compõem a mostra.
Ditadura Militar – Os documentários “Setenta” (2013), de Emilia Silveira Brasil, e “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, estão entre as escolhas da curadoria, na “Mostra Memória e Verdade”. São produções voltadas para o golpe de 1964, abordando questões sobre a ditadura e os contornos políticos do período.
A novidade que o evento traz em 2014 são filmes produzidos não só na América do Sul, como nos outros anos, mas também em países do Hemisfério Sul, como Egito e Jordânia.
O projeto está sendo realizado desde 3 de novembro e se estende até 20 de dezembro nas 26 capitais e o Distrito Federal. Cerca de mil pontos culturais fora das capitais urbanas recebem a mostra entre janeiro e março de 2015.
A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Fundação Euclides da Cunha, além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No Acre, o apoio cultural é da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fundação Elias Mansour (FEM) e Secretaria de Estado de Turismo (Setul).
Serviço:
Rio Branco – AC- 8 a 13 de dezembro
Local: Filmoteca Acreana – Av. Getúlio Vargas, 389 – Centro – (68) 3223-1210
Facebook Rio Branco: https://www.facebook.com/mostradireitoshumanosacre?ref=bookmarks
Site: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…