As secretarias municipais e estadual, do Acre, e dos demais estados da Federação, foram notificadas pelo Ministério da Saúde (MS). Na orientação, o órgão determina que todas as crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca (APVL), não sejam imunizadas pela vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
Em Nota, o MS afirma que “a informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, garante o ministério. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente.
O órgão federal destaca ainda que “desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças foram vacinadas com essa tríplice viral no país, e há garantia da segurança da vacina”, destacou a pasta. Vale lembrar que a vacinação ocorrerá em período posterior aos demais.
A restrição, segundo a pasta, vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. As informações são da Agência Brasil.