Em menos de uma semana, foram furtadas de Brasileia e Epitaciolândia, que fazem fronteira com a Bolívia, três motos brasileiras e levadas para território boliviano.
Um caso ocorreu com o sargento aposentado do Exército Brasileiro Francisco Andrade de Lima. Ele chegou na sua moto POP para almoçar e, em questão de 10 minutos, escutou a moto funcionado, quando saiu na área de sua casa, a motocicleta já havia sido levada. Imediatamente ele correu para a Bolívia e comunicou a polícia boliviana. Lima ainda foi até o município de Porvinir à 33 km de Cobija, mas não encontrou nada.
Durante uma operação de policiais bolivianos, na estrada que dá acesso a cidade de Riberalta, foram apreendidas três motos brasileiras.
Três bolivianos que estavam levando as motos para outro estado da Bolívia, foram presos em flagrantes e falaram para a polícia que os brasileiros levam as motos para a Bolívia e entregam no valor de 200 reais. Os três bolivianos estão presos no presídio Vila Buch, à 7 km de Cobija.
Francisco Andrade (Lima), já recuperou sua moto que estava na DIPROVE – Departamento de Polícia Nacional Boliviana.
O diretor departamental de Pando, Jose Miguel Alves Bera, diz que a polícia boliviana está trabalhando em parceria com as polícias brasileiras, fortalecendo assim a integração entre os dois países.