Menu

Jorge Viana presta homenagem a Adib Jatene no senado

Moreira Mariz/Agência Senado
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

imagem_materia

O senador Jorge Viana (PT-AC) prestou homenagem ao cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, falecido em 14 de novembro, aos 85 anos, que classificou como exemplo de médico e de homem público e um dos acrianos que mais dão orgulho ao estado.

Anúncio

Viana mencionou a trajetória de Jatene, de origem humilde, que se tornou cirurgião destacado e pioneiro em cirurgias de ponte de safena. Ele ainda ressaltou a preocupação de Jatene com a humanização do atendimento médico, uma necessidade que considerava cada vez menos compatível com o alto custo das especializações.

– O doutor Adib Jatene defendia uma medicina pessoal: conhecer o corpo, conhecer a história do paciente, se envolver e buscar ali entender a causa de um problema de saúde que a pessoa passa. E ele falava que o bom médico precisa se transformar num especialista em gente.

Jorge Viana lembrou o esforço de Adib Jatene pela criação da CPMF, contribuição idealizada para financiar a saúde, segundo ele contra uma resistência inicial do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O senador aproveitou para dizer que a derrubada da CPMF, em 2007, já no governo Lula, foi um “equívoco” motivado por “embates ideológicos”. Em seus cálculos, o tributo poderia render aos cofres públicos R$ 100 bilhões por ano. Jorge Viana disse esperar que o Congresso possa recriar a contribuição.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.