Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Corpo do médico acreano Adib Jatene foi sepultado ontem em São Paulo

Foi sepultado na tarde deste sábado, no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste de São Paulo, o corpo do médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Ele morreu na noite desta sexta-feira (14), aos 85 anos, em São Paulo, de infarto agudo do miocárdio, segundo o Hospital do Coração. O velório foi realizado no anfiteatro do hospital neste sábado (15).


Jatene foi o primeiro médico a realizar a cirurgia de ponte de safena no país e desenvolveu o primeiro coração-pulmão artificial do mundo, no Hospital das Clínicas, em 1958. O cardiologista também criou uma técnica para corrigir artérias de bebês, que ficou conhecida como Cirurgia de Jatene.


Ocupou três cargos públicos: foi ministro da Saúde dos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso e secretário da Saúde de São Paulo na gestão de Paulo Maluf. Durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, o cardiologista foi responsável por implementar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), para aumentar a arrecadação na saúde pública.


Jatene deixa sua mulher, Aurice, quatro filhos — os médicos Ieda, Marcelo e Fabio e a arquiteta Iara — e dez netos.


 


Sair da versão mobile