Menu

Cibercriminosos usam atualização no WhatsApp para aplicar golpe on-line

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Criminosos estão espalhando pelas redes sociais links falsos em que prometem reverter a atualização do WhatsApp a fim de desativar a função de alerta de mensagens vistas,recentemente implementada, segundo a empresa especializada em segurança virtual ESET.

O endereço enganoso leva para uma página que solicita o número de celular e fazer um download. Se aceitar, a vítima se compromete a pagar até 45 dólares por mês (cerca de R$ 120) para os golpistas para receber mensagens SMS ao preço de US$ 1,80 cada.

Anúncio

Segundo Camillo Di Jorge, diretor da empresa no país, há casos se espalhando pela América Latina, ainda que a companhia não tenha identificado algum link do tipo em português. “É importante alertar para que os usuários não caiam na tentativa de ataque”, disse por meio de comunicado nesta quinta (13).

Não é possível optar por não enviar o aviso, em forma de dois sinais de “tique” azuis exibidos logo depois da mensagem, da foto ou do vídeo submetidos.

Um modo de prevenir o envio do alerta de “lido” foi descoberto e divulgado logo depois do anúncio da novidade. Em vez de usar outro programa, ele se vale do modo avião para driblar a função

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.