Com a presença do presidente Nacional do partido, Rui Falcão, e dos ministros Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais, e Aloizio Mercadante, da Casa Civil, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou nesta quinta-feira (13) um seminário que reuniu toda a bancada de deputados federais eleitos e da atual legislatura no Centro de Formação e Treinamentos da Câmara Federal, em Brasília.
Os líderes da Bancada na Câmara e no Senado, deputado Vicentinho ( PT-SP) e senador Humberto Costa (PT-PE) abriram o evento que foi também prestigiado pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC).
Para ele, a base da ação coordenada do PT está justamente na sua disciplina e na sua capacidade de se reunir para nivelamento de propósitos. “O PT é um partido que pensa junto, planeja junto e executa junto e a bancada é um exemplo disso. Estamos em permanente defesa do governo e sempre fazendo o que é melhor para o Brasil absolutamente sintonizados e como a maior bancada dando o tom dos debates no Congresso”, afirmou Aníbal.
Do Acre, os deputados eleitos Raimundo Angelim e Leonardo de Brito participaram junto com o deputado federal reeleito, Sibá Machado. Para eles, um momento importante que marca o início da próxima legislatura.
“A importância desse encontro vai além de uma simples reunião para os novos deputados, como é o meu caso, mas principalmente porque nos proporciona a discussão de assuntos relevantes para o momento pós eleição como a questão da conjuntura política, os desafios para o Brasil e como a bancada vai se portar diante disso. O debate com os ministros e com os líderes foi muito profícuo e imprescindível para nos inteirarmos do nosso trabalho nos próximos quatro anos.”, avaliou Angelim.
O deputado Sibá Machado disse ser oportuna esta avaliação da eleição e lembrou que embora o PT tenha reduzido um pouco o número de deputados federais continua sendo a maior bancada. “Em dois estados o PT aumentou o número de parlamentares e um deles é um Acre e na proporção isso nos dá muita força. Esperamos fazer uma arregimentação de uma nova base de aliança e atuação em conjunto pois na relação com o Governo, o PT é o fiel da balança no sentido de elevar os debates para aquilo que é interesse do país”, ressaltou. .
Leonardo de Brito destacou a importância da interação entre os colegas e o debate dos temas que vão permear o Congresso. “É um orgulho para mim participar desse primeiro momento de integração da nossa bancada e assim podermos atuar de forma mais segura em apoio a nossa presidenta Dilma”, destacou.
A expectativa da próxima legislatura, em especial da bancada do PT, que passou de 88 a 70 deputados a partir de fevereiro, é de que haja uma melhor qualidade na relação com o Governo Federal.