Conecte-se agora

Especialista diz que Enem deveria ter diferentes tipos de provas

Publicado

em

Uma reformulação do ensino médio exigirá também mudanças nas avaliações sobre essa etapa escolar, disse hoje (12) a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, ela defendeu a criação de provas diferentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a serem aplicadas de acordo com o interesse e a formação dos estudantes.

“Sem uma mudança na avaliação, vamos continuar tendo essa estrutura de ensino médio. Infelizmente, o ensino reage a como são feitas as avaliações. Muito mais no Brasil, em que o Enem é vinculado a outros programas e acaba pautando muito o que é oferecido em sala de aula”, disse Alejandra em audiência da comissão especial que discute a jornada integral no ensino médio, prevista no Projeto de Lei 6.840/13.

Para a coordenadora-geral, o ensino médio deve oferecer uma formação mais voltada às áreas de interesse dos estudantes. Dessa forma, diferentes provas do Enem poderiam ser aplicadas a candidatos que quisessem seguir formações das áreas de humanas ou exatas ou ainda que quisessem ingressar no ensino superior ou no ensino técnico. “O Enem cobra todas as áreas de conhecimento e no final das contas acaba refletindo nesse ensino médio enciclopédico que hoje existe em que se ensinam todas as disciplinas e que são avaliadas todas as disciplinas.”

Saiba Mais

Mais de 700 municípios têm mais da metade dos alunos em atraso escolar

Na avaliação de Alejandra Meraz Velasco, a etapa de ensino passa por uma crise, que pode ser verificada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que estabelece metas de qualidade para o ensino básico. No índice de 2013, divulgado este ano, no ensino médio, a meta estabelecida era 3,9 e o Ideb atingido foi 3,7.

Também presente na audiência, o diretor da Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU), Alípio Dias dos Santos Neto, defendeu uma maior participação de estados e municípios, com sistemas próprios de avaliações e acompanhamento do ensino médio. Em auditoria, o tribunal verificou, em 64,3% dos casos, alta ocorrência da falta de exames para avaliação do desempenho educacional de alunos e escolas feitos pelas secretarias de Educação.

Ele concordou com Alejandra no que diz respeito à influência do Enem nos modelos de ensino. “O Enem foi criado para avaliar o ensino médio, nas escolas públicas e privadas. As escolas começaram a se adaptar ao que está posto ali, principalmente quando o Enem passou a ser usado para uma série de finalidades”, destacou o diretor.

O Enem foi aplicado nesse final de semana, em 1,7 mil municípios. Mais de 8,7 milhões se inscreveram e pouco mais de 6,2 milhões fizeram as provas. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O exame é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, além da certificação do ensino médio.

O projeto de lei discutido na audiência institui a jornada em tempo integral no ensino médio. Também dispõe sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento. A proposta tramita em regime de urgência e está sujeita à apreciação do plenário da Casa.

Na audiência, Alejandra alertou para a discussão, em curso, de uma base nacional curricularcomum, para que ambos processos, no Executivo e Legislativo, não sejam feitos separadamente. Ela destacou ainda que o ensino médio está diretamente relacionado às etapas anteriores, que também precisam de modificações.

 

Cotidiano

Em Tarauacá, adolescente tenta matar pai e filho a tiros e termina morto a facadas

Publicado

em

Uma briga entre famílias registrada na última segunda-feira (26) na Comunidade de São Paulo, no Rio Gregório, zona rural de Tarauacá, um local de difícil acesso, terminou com pai e filho sendo baleados a tiros de espingarda.

Um adolescente, que seria o autor dos disparos contra pai e filho, foi morto a facadas por parentes das primeiras vítimas.

Integrantes do Grupo Tático do 7º Batalhão da Polícia Militar conseguiram chegar ao local e devido a distância somente nesta terça-feira (27) retornaram a Tarauacá, trazendo as armas e dois homens acusados do homicídio.

Moradores do local informaram aos policiais que o adolescente foi até uma residência, onde tentou matar pai e filho, que foram baleados e ficaram caídos no solo.

Quando os filhos do dono da casa chegaram e o viram caído com a outra vítima pensaram que os familiares estavam mortos e saíram em perseguição ao suspeito, que foi alcançado no igarapé Pedra, onde foi assassinado com várias facadas.

Quando tomaram conhecimento dos fatos, os policiais militares do Grupo Tático se dirigiram ao local via fluvial e chegaram durante a noite. Mesmo diante das dificuldades conseguiram prender os dois acusados do homicídio, além de apreender duas espingardas, uma faca e um terçado usados na prática dos crimes.

Homens do Corpo de Bombeiros conduziram as duas vítimas feridas e o cadáver do adolescente à cidade. A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar não divulgou os nomes dos envolvidos.

Continuar lendo

Cotidiano

Inscrições para o concurso do INSS terminam na próxima segunda-feira

Publicado

em

As inscrições no concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que iniciaram dia 16 deste mês, terminam na próxima segunda-feira, 3 de outubro, às 18h.

Com mil vagas ofertadas em diversas cidade do Brasil para o cargo de Técnico do Seguro Social, a remuneração bruta inicial pode alcançar o valor de R$ 5.905,79. No Acre, estão disponibilizadas 14 vagas, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, destinadas para as agências da capital, em Rio Branco.

Os interessados devem acessar o site da seleção, no portal do Cebraspe para confirmar a participação no certame. A taxa é de R$ 85,00 e o pagamento deve ser realizado até 21 de outubro.

Para concorrer ao cargo, é preciso ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluído até a data da posse.

Aprova objetiva está prevista para 27 de novembro, com duração de 3h30 e o curso de formação será realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Continuar lendo

Cotidiano

Irmão de ex-vereadora de Rio Branco morre em acidente em estrada do Mato Grosso

Publicado

em

Natanael Mendonça, 63 anos, irmão da ex-vereadora de Rio Branco, Elzinha Mendonça, morreu na tarde desta última segunda-feira, 26, em número acidente ocorrido na estrada MT-020, região da zona rural do município de Canarana, MT.

De acordo com informações prestadas pela polícia, Natanael dirigia um JEEP Renegade quando perdeu o controle do veículo e se colidiu com um ônibus, vindo a falecer no local do acidente.

O ac24horas conversou com Elzinha, que muito consternada, falou que o irmão havia ido visitar um filho que mora na região. “É um momento muito difícil para nossa família. Somos 10 irmãos e nunca havíamos perdido alguém tão próximo Meu irmão ia fazer aniversário na sexta-feira”, disse.

O filho de Natanael, que estava no carro na hora do acidente, foi socorrido e não corre risco de morte.

A família não divulgou ainda se o corpo de Natanael vem para o Acre para velório e sepultamento.

Continuar lendo

Cotidiano

Hospital de Amor atende pacientes até sexta-feira na Praça da Revolução

Publicado

em

Com o atendimento voltado unicamente para mulheres, a carreta do Hospital de Amor de Rio Branco vai permanecer até sexta-feira (30) estacionada em frente ao Quartel Geral da Polícia Militar do Acre, na Praça da Revolução, em Rio Branco.

O local foi escolhido por ser um ponto estratégico com bancos, comércio e repartições públicas que reúnem grande contingente de mulheres. Estão disponíveis exames de mamografia e preventivo de câncer do colo do útero (PCCU)

O atendimento será iniciado às 8h e concluído às 13h, com todas as mulheres selecionadas atendidas. Segundo a gerente do Hospital de Amor, Ana Maria, o atendimento das pacientes será pela ordem de chegada. Diariamente, são disponibilizados 25 exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e 30 PCCU’s.

Ana Maria disse que as interessadas em fazer os exames deverão se dirigir à carreta estacionada na frente do quartel da Polícia Militar levando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do Sus e comprovante de endereço.

Ainda segundo a gerente, o atendimento do Hospital de Amor, localizado na BR-364, próximo à UPA do 2º Distrito, continua normalmente, e que agora a direção disponibilizou um telefone para que o cliente possa ser atendido via Whatsapp.

“Pelo número 32135501 agora você pode fazer o agendamento de todos os tipos de exames, tirar dúvidas e até remarcar”, complementou Ana Maria.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.