Categories: Acre Notícias

Jovens que vivem no interior tem vida sedentária, revela estudo

Por
Jairo Carioca

Uma pesquisa realizada ao longo de três meses em oito municípios do Amazonas revelou que a maioria dos adolescentes entrevistados possui perfil sedentário, conforme classificação física, embora tenham oferta de alimentos saudáveis. O estudo foi realizado no ano passado por alunos de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


Eles decidiram fazer uma análise do estilo de vida de adolescentes matriculados na rede pública de ensino em um projeto apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Ufam. O objetivo era identificar o estilo de vida de adolescentes estabelecendo como base os hábitos alimentares, controle de peso, atividades físicas que praticam, além do sono, percepção de saúde e do ambiente escolar, entre outros.


Após a captação dos dados em entrevistas e questionários, os universitários fizeram a análise dos dados sob orientação da professora da Ufam, Rita Puga. A análise dos resultados foi realizada por quase um ano até ser consolidada.


O resultado da pesquisa virou livro que será lançado em uma cerimônia, no próximo dia 25, no auditório Eulálio Chaves, na Ufam, durante a Segunda Jornada Estilo de Vida de Adolescentes Escolares do Amazonas. Na ocasião, os estudantes apresentarão os detalhes dos resultados ao público. Uma das conquistas do projeto é a distribuição gratuita do livro.


Análises


De acordo com a universitária Lorena dias, uma das participantes do projeto, a pesquisa foi realizada em Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Itapiranga, Silves, Codajás, Rio Preto da Eva e Boa Vista do Ramos. Ela explicou que os municípios foram escolhidos devido à proximidade com a capital, uma vez que os estudantes precisaram se deslocar para fazer o trabalho de campo utilizando recursos próprios.


Os municípios foram divididos entre os três universitários, sendo dois da Ufam e outro do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Lorena ressaltou que somente em Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, onde realizou o estudo, foram entrevistados 969 adolescentes.


“Identificamos que os adolescentes de 14 e jovens de 19 anos são sedentários mesmo com acesso à alimentação saudável, observando o aspecto financeiro. A maioria é de escola pública e tem atividade física baixa. Eles praticam atividade física, mas não o suficiente para sair da classificação do sedentarismo”, disse.


 


Share
Por
Jairo Carioca

Últimas Notícias

  • Destaque 1
  • Notícias

Cortejo de Flaviano faz parada na sede do MDB e é homenageado com balões azuis e brancos

O cortejo com o corpo do ex-governador do Acre, Flaviano Melo, saiu do Palácio Rio…

23/11/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Sob aplausos, corpo de Flaviano desce as escadarias do Palácio pela última vez

Esteve pela última vez no Palácio Rio Branco, na capital do Acre, às 15h41 deste…

23/11/2024
  • Destaque 3
  • Notícias

Sogra de Flaviano Melo se emociona durante velório e relembra relação com o ex-governador

O velório de Flaviano Melo, ex-governador, ex-senador, ex-prefeito e ex-deputado foi marcado por muita emoção…

23/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio de consulta…

23/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

Enade: inscritos devem responder questionários até 23h59 de hoje

Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…

23/11/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Gladson veste terno azul e põe broche de governador em Flaviano: “O Acre perde um pai”

O governador do Acre, Gladson Cameli, chegou ao Palácio do Governo na tarde deste sábado…

23/11/2024