A reportagem do ac2horas circulava pelos principais pontos da cidade para acompanhar a chegada dos mais de 67 mil candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre quando se deparou com uma triste situação, uma adolescente desmaiada dentro de um ônibus na manhã deste sábado (8).
A jovem, Glícia Ferreira, 16 anos, se dirigia ao local de prova quando subitamente desmaiou dentro do ônibus, conta o motorista da linha do Calafate, Cesar Rocha da Silva. O desmaio ocorreu nas proximidades da Maternidade Barbara Heliodora, região central da cidade.
Revoltado, o motorista conta que esperou mais de 30 minutos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas nenhuma unidade foi ao local.
Preocupado com a jovem, ele conta que entrou em contato com a empresa de ônibus que determinou que levasse a jovem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, no caso da Baixada da Sobral.
“É uma absurdo uma coisa dessas, a gente estava a poucos metros do SAMU e nenhuma ambulância foi até lá socorrer a menina. Ela desmaiou mais de três vezes dentro do ônibus. E agora ela continua apagada. Como eu vi que o Samu não ia mesmo decidi ligar lá na empresa e eles me autorizaram a trazer a menina para UPA”, relatou o motorista.
Em frente à UPA, o motorista carregou a jovem nos braços até a cadeira de rodas, pois nenhuma equipe saiu para retirar a paciente de dentro do coletivo.
No local, a tia da adolescente relatou que a adolescente veio morar com ela na capital para que pudesse seguir com seus estudos, pois a mesma residia com os pais na zona rural.
“Ontem a noite ela não estava bem. Levamos ela no médico e disseram que era a garganta inflamada. Ela tava muito nervosa com essa prova do Enem e com certeza não se alimentou direito, alias ela não tava conseguindo comer de tão nervosa e preocupada”, contou a tia da adolescente.