Moradores da Vila Caquetá, no município de Porto Acre, BR-317 (Estrada de Boca do Acre), ameaçam fechar o acesso pelas quedas de energia elétrica que afetam o local constantemente.
“Aqui falta energia até por mais de uma semana. Fica sem energia dois, três dias. Hoje tá sem energia outra vez e tá apodrecendo carne, todo nosso produto”, disse o produtor rural Adão Nunes Barbosa, o Mineirinho, dono de uma colônia no Caquetá.
A dona de casa Marta Nunes, filha do produtor rural, também testemunha que as constantes quedas de energia tem gerado transtorno aos moradores.
“As pessoas perdem tudo. Não tem quem suporte porque aí não tem como usar um ventilador. É um absurdo. Sem falar nas contas de energia caras que vem todo mês caras”, disse.
Em nota a assessoria da Eletrobrás Acre disse, após ser questionada por ac24horas, que “não tem registro em seu sistema de reclamação de interrupção no fornecimento de energia na Unidade Consumidora do cliente citado, na Vila Caquetá, e que, ao tomar ciência do problema através do AC24horas, tentou contato telefônico com o consumidor, sem sucesso, através do número telefônico fornecido. Mesmo assim, a Distribuidora disponibilizou, nesta sexta-feira (07), duas equipes para atender as ocorrências na região citada”.
Embora não tenha conseguido identificar a residência do senhor Adão, a Eletrobrás reconhece que há sim sérios problemas de quedas de energia no local provocadas, segundo a empresa, “por terceiros na rede de energia” “Para minimizar essas ocorrência, tem realizado reuniões com os consumidores para conscientizá-los. Outra providencia já tomada foi estabelecer um canal de comunicação direto com lideranças da comunidade, uma vez que a região apresenta dificuldades para acesso e comunicação, e o registro de um boletim de ocorrência contra indivíduos que costumam intervir na rede colocando as conhecidas “peias” (artefato de arame, que prejudica o funcionamento de religadores e proteção dos alimentadores)”, diz a nota da Eletrobrás.
A empresa informou ainda que “está implementando uma série de ações visando a melhoria do fornecimento de energia para a região do Caquetá, das quais podemos citar manutenção preventiva e poda de árvores na região, a troca das viaturas por novas, disponibilização de uma viatura tipo quadriciclo que permite melhor acesso aos ramais na época das chuvas, instalação de comunicação via satélite nas viaturas, instalação de novos religadores para proteção da rede. Além disso, a empresa estará concluindo até abril de 2015 a construção de um novo alimentador de energia que beneficiará as localidades de Quatro Bocas, Caquetá, Vila Campinas, Nova Aldeia, Capixaba, Alcoobrás e Acrelândia”.