Categories: Acre Notícias

Friale diz que nova cheia do Madeira não passa de boatos para criar pânico

Published by
Da redação ac24horas

O professor e pesquisador meteorológico, Davi Friale, publicou nesta sexta-feira, 07, uma nota esclarecedora que trata sobre rumores de que poderá ocorrer uma nova cheia do rio Madeira nos primeiros meses de 2015.


Segundo Friale, as notícias de que o rio ainda não baixou seriam infundadas. “Aquelas águas que ainda aparecem próximo às estradas são consequência do represamento da última enchente e que não houve o devido escoamento ou infiltração no solo”, explica.


Friale repudia os falsos boatos que tem como objetivo, segundo ele, de criar um clima de pavor e insegurança. Ele acredita que pessoas estariam tentando tirar proveito econômico da difícil situação enfrentada pelas famílias acreanas.


“Quaisquer comentários de que haverá uma nova grande enchente do Madeira em 2015 não tem um mínimo sequer de fundamento. Não passam de falsos boatos alarmantes de quem quer propagar o medo ou obter algum lucro econômico.


Com base em estudos, o pesquisador tranquiliza a sociedade e explica que cientificamente a grande cheia que isolou o Acre teve uma única causa: as chuvas torrenciais que caíram durante semanas seguidas, principalmente, em territórios boliviano e peruano, cujos rios desaguam no Brasil. O volume precipitado foi tanto que não foram poucos os alertas de que ocorreria uma grande enchente nas cidades localizadas junto ao rio Madeira e seus afluentes”, explica.


Segundo ele, a população deve ficar tranquila, pois, nas próximas décadas, o rio Madeira não deverá causar problemas sérios e as hidroelétricas serão esquecidas como causadoras dos transtornos.


Para encerrar, o pesquisador explica que a aproximadamente 70 anos uma grande alagação em Porto velho superou a de 2014, mas a última enchente foi a que causou os maiores impactos e prejuízos devido à ocupação humana que se intensificou muito nas últimas décadas.
“A probabilidade de que o rio transborde, nas mesmas proporções, já em 2015, é menor que 2%, ou seja, na pior das notícias, ocorreria, no máximo, duas vezes por século”, conclui.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Tom Cruise, Nicole Kidman e Snoop Dogg acompanham em Paris os Jogos Olímpicos

Os atores Tom Cruise e Nicole Kidman, o cantor Mick Jagger e o cineasta Spike…

29/07/2024

Acreano perde nas quartas de final do Pan-Americano de Taekwondo, no México

O acreano Bryan Azevedo, de 13 anos, foi eliminado nas quartas de final neste domingo…

29/07/2024

Inaugurações e arraial marcam aniversário de Rodrigues Alves

A programação de aniversário de 32 anos de Rodrigues Alves,iniciada dia 23, foi encerrada nesse…

29/07/2024

PP oficializa candidatura de César Andrade à reeleição em Porto Walter

O Progressistas realizou nesse domingo,28, na Quadra Aderlan da Silva, a convenção municipal que chancelou…

29/07/2024

Homem flagra ex na cama com outro e tenta matar rival no Acre

O final de semana que passou foi agitado na área policial e no trânsito em…

29/07/2024

Glória Menezes vai ao teatro no Rio de cadeira de rodas e posa com atores

Reclusa desde a pandemia, Glória Meznes foi ao teatro da Gávea, na Zona Sul do…

29/07/2024