Menu

FGB lança três editais de incentivo à artes, música e cultura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed


O prefeito em exercício de Rio Branco, Marcio Batista, e o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, lançaram nesta quarta-feira, 5, no auditório da Prefeitura, três editais de incentivo à cultura em Rio Branco: o do 10º Concurso de Artes Visuais Cores da Cidade; do 4º Festival de Música Som da Cidade, e do Fundo Municipal de Cultura. Artistas e ativistas culturais, como o teatrólogo Lenine Alencar, integrante do Conselho de Cultura, e o cineasta Sergio Carvalho, curador do Festival Pachamama de Cinema de Fronteira. “É um ato importante porque o município cada vez mais consolida os instrumentos de cultura”, disse Marcio Batista.


Rodrigo Forneck lembrou que o edital do Fundo de Cultura disponibiliza este ano R$ 285 mil para atividades culturais. O edital do 10º Concurso de Artes Visuais Cores da Cidade tem como objetivo fomentar a produção artística no segmento de artes Visuais, cujo as obras devem abordas as identidades culturais do Município de Rio Branco, podendo ser paisagens, saberes e fazeres, como as práticas tradicionais, as manifestações religiosas, populares e outros similares. Serão atendidos projetos nas áreas de pintura e técnicas mistas, desenho, escultura e graffiti. Para participar é necessário estar inscrito no Cadastro Cultural do Município de Rio Branco, estar adimplente junto aos mecanismos de financiamentos Municipais. O lançamento marcou o Dia da Cultura Brasileira em Rio Branco.

Anúncio


O edital do 4º Festival de Música Som da Cidade visa valorizar e promover a produção musical de Rio Branco, em todas as suas vertentes criativas. Poderão participar do Festival Som da Cidade compositores e intérpretes de músicas inéditas, residentes na cidade de Rio Branco, rio-branquenses que residem em outros municípios, estados ou países, desde que esteja inscrito no Cadastro Cultural do Município de Rio Branco, estar adimplente junto aos mecanismos de financiamentos Municipais. As inscrições começam nesta sexta-feira,6, e vão até o próximo dia 28.


Conforme a FGB, o Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo Municipal de financiamento a projetos culturais nas áreas de arte e patrimônio cultural, em que o recurso de projetos que sejam aprovados é depositado em conta corrente em nome do proponente do projeto. Podem ser propostos projetos para as áreas de Arte e Patrimônio Cultural. As inscrições estarão abertas de 12 a 28 de novembro. No edital 2013 do Fundo Municipal de Cultura foram financiados 22 projetos em um montante de R$ 297.718,67, sendo 11 na área de Arte e 11 na área de Patrimônio Cultural. A expectativa é que esse número seja igual ou maior este ano.


O cineasta Sergio Carvalho agradeceu à equipe organizadora dos editais, conselheiros de cultura e servidores da FGB. “O que temos a dizer é realmente muito obrigado”, disse ele ao ressaltar o caráter incentivador dos editais de cultura. O conselheiro Lenine pediu atenção aos editais, os quais devem ser avaliados pela sociedade. “A sociedade diz como deve ser o edital”, declarou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido