Categories: Destaque Direita Notícias

Prefeito de Porto Acre assume compromisso com a iluminação pública com investimento

Published by
Da redação ac24horas


O prefeito do município de Porto Acre, Carlinhos Portela, foi um dos primeiros a procurar a Eletrobras para assumir a manutenção da infraestrutura de iluminação pública em sua cidade. Adimplente, a prefeitura faz investimentos na ordem de R$ 105 mil beneficiando mais de 4 mil famílias com iluminação pública de qualidade. “Vamos chegar com esses serviços em todas as regionais”, disse Portela.


O caminho não foi dos mais fáceis. Portela explicou que assumiu uma dívida de meio milhão de reais e que os recursos destinados a essa ação vinham sendo retidos pela companhia distribuidora de energia elétrica, obrigando uma intervenção jurídica com o apoio do Ministério Público Estadual.


“Foi difícil, mas conseguimos chegar a um acordo. Hoje vemos o fruto desse trabalho que teve o Ministério Público como parceiro”, acrescentou.


Essa semana o prefeito visitou os serviços de iluminação pública que acontecem no bairro Livramento, na sede de Porto Acre. Ele garante que esta ação será prioridade. Com a intervenção, o município é um dos primeiros a atender a medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que tem como objetivo cumprir a uma previsão constitucional, que determina que a iluminação pública é de responsabilidade municipal.


“Isso melhora a ida e vinda de nossa população seja para a aula no período noturno, o culto da Igreja, enfim, todos ganham”, comentou o prefeito.


A Associação dos Municípios do Acre (AMAC) explicou através de sua diretoria executiva que para assumir essa competência, cada município precisou acertar as dividas com a distribuidora de energia no estado.


“Em Porto Acre ficamos com parcelas de R$ 8.500 que serão pagas em 60 meses. Aos poucos e com a ajuda da comunidade que tem sido paciente, estamos vencendo as dificuldades encontradas no início da gestão e cumprindo com aquilo que nos comprometemos em nosso plano de governo”, concluiu o prefeito.


As prefeituras de 1.809 municípios do país têm até o fim do ano para assumir a manutenção da infraestrutura de iluminação pública de suas cidades, que atualmente está sob responsabilidade das distribuidoras de energia.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Vereadores reclamam de atraso na entrega de casas; líder de Bocalom culpa burocracia

Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 14, em Rio Branco, a não entrega…

14/05/2024

Três cidades do Acre fazem aniversário nesta terça-feira

Das 22 cidades acreanas, três fazem aniversário nesta terça-feira, 14 de maio. Com raízes indígenas…

14/05/2024

Para não fechar escolas, prefeitura simplifica regularização de prédios em Rio Branco

Escolas antigas, construídas até dezembro de 2014, em muitos casos, estão em situação incompatível com…

14/05/2024

PL que altera Resex Chico Mendes e Serra do Divisor está parado há cinco meses na Câmara Federal

O Projeto de Lei 6024/2019, que visa derrubar o status de proteção integral do Parque…

14/05/2024

Rodrigo Santoro estrela filme nacional e distópico inspirado no jogo do bicho; confira

O Prime Video divulgou na segunda-feira, 13, que as gravações do filme Corrida dos Bichos,…

14/05/2024

Semana Nacional do Registro Civil facilita expedição de documentos

Com o lema Registre-se! – Sua História tem Nome e Sobrenome, a segunda edição da…

14/05/2024