A secretaria estadual de saúde contratou por R$ 3,1 milhões a empresa ORL serviços médicos Ltda, prestadora de serviços especializados de Atenção a Saúde Auditiva aos usuários do SUS. O contrato foi assinado dia 14 de outubro e tem como um dos objetivos, dotar a unidade de saúde de referência Fundação Hospital Estadual do Acre (FUNDHACRE), de condições plenas para habilitação no serviço correspondente em Alta Complexidade.
Ainda de acordo o contrato, os serviços especializados compreendem a definição diagnostica de perdas auditivas e reabilitação, conforme Instrutivo – Saúde Auditiva do Ministério da Saúde devidamente regulados pelas Centrais de Regulação (Central de Regulação Ambulatorial e Central de Regulaçãode Leitos/ Internação).
A empresa também vai fazer avaliação, diagnóstico, seleção, fornecimento do aparelho, adaptação do AASI, e a terapia fonoaudiológica para recém-nascidos, crianças, adultos e idosos do Sistema Único de Saúde SUS, incluindo-se a cobertura plena em nascidos vivos dos exames que compõem o teste da orelhinha conforme Portaria do Ministério da Saúde nº 650 de 5 de Outubro de 2011.