Menu

“Todas as providências administrativas foram tomadas”, diz presidente da OAB sobre advogado denunciado pelo MPF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Logo após a denúncia do Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) à Justiça Federal contra o advogado João Augusto de Freitas Gonçalves pelos crimes de peculato, corrupção ativa e falsificação de documento público, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre, Marcos Venicius, se pronunciou sobre o caso ao informar que “todas as iniciativas administrativas de alçada da OAB em relação ao Dr. João Augusto foram desencadeadas pela Diretoria e TED da OAB/AC e tramitarão em estrito cumprimento aos Princípios Constitucionais do Devido Processo Legal, Contraditório e Ampla Defesa”.


Marcos Vinicius acrescentou ainda que não cabe à OAB “se manifestar a respeito do processo judicial, salvante eventual e futura notícia de desrespeito às prerrogativas profissionais do advogado”.


O MPF também denúncia os servidores da Caixa Econômica Federal Francisco Leitão de Araújo e Moacir Ferraz de Almeida pela prática dos crimes de peculato e corrupção passiva. Os três denunciados responderão pelo crime de associação criminosa, que ocorre quando três pessoas ou mais se unem com o fim específico de cometer crimes.

Anúncio


João Augusto foi preso no mês passado pela Polícia Federal pelos mesmos crimes que resultaram na denúncia do MPF.


Na época da prisão ele ocupava a Caixa de Assistência dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, mas deixou o cargo logo após ter sido preso.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress