Menu

Governo se pronuncia sobre possível demissão dos “11 mil”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana se pronunciou em sua página no Facebook sobre o acórdão da Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI 3609) do STF, publicado no Diário da Justiça, na semana passada, que oficializa o governo do Estado do Acre a demitir os servidores que ingressaram no serviço público até 1994, sem passar por concurso.

“Eu sempre declarei que lutarei com todo esforço e de todas as formas possíveis para que os servidores não sejam prejudicados. Saiu a publicação do Acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas os procuradores do estado continuam trabalhando firmes no caso”, disse Sebastião reforçando que a PGE trabalha no caso usando todas as ferramentas jurídicas possíveis com o objetivo de evitar a demissão.

Anúncio

O prazo para que o grupo de servidores seja exonerado está valendo desde o dia 19 de fevereiro, quando a Ata do Julgamento foi publicada no Diário Oficial da União.

No inicio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela modulação da decisão, dando o prazo de 12 meses para que o Estado do Acre retire a emenda constitucional estadual nº 38/2005, que efetivou os servidores.

O Estado teria até o dia 19 de fevereiro de 2015 para demitir os servidores, mas a Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) já vinha trabalhando no recurso denominado embargos de declaração. Com a publicação do acórdão, esse recurso deve ser protocolado nos próximos dias após uma revisão e análise da gravação dos pronunciamentos dos Ministros e notas taquigráficas que somente agora os procuradores terão acesso.

A PGE trabalha para que o efeito da decisão passe a valer somente após a publicação desse acórdão, ou seja, para que as demissões fossem efetivadas somente em outubro de 2015, no intuito de obter um maior prazo para “salvar” o maior número possível de servidores.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.