Menu

MPE firma parceria para combater o crime organizado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto esteve na sede do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO). Ele foi recebido pelo procurador-geral de Justiça daquele Estado, Héverton Alves de Aguiar, com quem discutiu a formalização de parcerias em diversas áreas.

Na ocasião, Oswaldo D’Albuquerque visitou o Centro de Atividades Extrajudiciais (Caex-Gaeco), órgão vinculado à Procuradoria-Geral do MPRO, que tem como atribuições desenvolver, orientar, acompanhar e avaliar as atividades de inteligência, contra-inteligência e segurança institucional, e desenvolve atividades semelhantes as que são realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP do Acre.

Anúncio

Foi conhecida a estrutura física e de pessoal, bem como os instrumentos tecnológicos que são adotados no combate ao crime organizado. No Caex-Gaeco, sete promotores de Justiça trabalham com dedicação exclusiva, que conta ainda com delegados, escrivães, peritos e agentes da Polícia Civil, cedidos para o MPRO, obtendo, com essa estrutura, resultados positivos para a sociedade daquele Estado no enfrentamento à corrupção.

Como resultado da visita, serão firmadas algumas parcerias para o compartilhamento de instrumentos entre os órgãos de combate ao crime organizado, que também devem incluir o Núcleo de Apoio Técnico (NAT). No Acre, o NAT e o Gaeco terão novas instalações que vão garantir melhores condições de trabalho.

“Alguns termos de cooperação, visando ações integradas, serão celebrados entre o MP do Acre e o de Rondônia, o que vai possibilitar o compartilhamento de estruturas de material e pessoal, bem como o intercâmbio de instrumentos”, explicou o procurador-geral do Acre.

Segundo Oswaldo D’Albuquerque, a ideia é envolver também a Polícia Militar dos dois estados nas ações, visando potencializar os resultados do trabalho conjunto.

procurador 1

Reunião do CNPG no Acre

Na condição de vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para a Região Norte, o chefe do MP do Acre também tratou, durante a visita, da realização de uma reunião do colegiado no Acre. O encontro seria realizado em Rio Branco em fevereiro do próximo ano.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.