Categories: Cotidiano Notícias

Câmara derruba decreto presidencial sobre conselhos

Published by
Da redação ac24horas

Depois de muitas horas de discussão e obstrução do PT, PCdoB e do PSOL, o plenário da Câmara rejeitou o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social. A rejeição se deu com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1491/14, apresentado pela oposição, anulando o decreto presidencial. O PDC tem agora que ser apreciado pelo Senado Federal.


Foram quase três horas de obstrução dos petistas, que estavam acompanhados do PCdoB e do PSOL, na tentativa de impedir a derrubada do decreto presidencial. Esses partidos utilizaram dispositivos regimentais, como a apresentação de requerimentos para tentar impedir a votação do PDC da oposição. De acordo com o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o decreto presidencial apenas fortalece um conjunto de conselhos.


Os partidos de oposição tiveram o apoio de partidos aliados do governo como o PMDB, o PSD e outros da base governista para aprovar o PDC que anula o decreto presidencial. A oposição critica o decreto presidencial com o argumento de que ele invade as prerrogativas do Congresso Nacional e também pode contribuir para o aparelhamento do Estado, uma vez que toda a participação deverá ser coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.


Autor do PDC que anula o decreto, o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que o decreto presidencial tem viés autoritário. “É uma forma autocrática, autoritária, passando por cima do Parlamento, do Congresso Nacional, de estabelecer mecanismos de ouvir a sociedade”.


Os governistas argumentam que o dispositivo visa a ampliar o diálogo do Poder Executivo com os movimentos sociais. O decreto presidencial foi publicado no fim de maio e, desde então, os partidos de oposição tentam anular o decreto, com o argumento, entre outros, de que ele invade as prerrogativas do Legislativo. Desde a publicação do documento, a oposição vem insistindo na sua rejeição.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Criminosos invadem casa e agridem vítima a ripadas no Vila Acre

Ueliton Mota Leitão, de 37 anos, foi agredido a ripada após ter sua casa invadida…

09/05/2024

Morador de rua é agredido por faccionado com martelo em Rio Branco

O morador em situação de rua, Ronisclei Ferreira de Souza, de 31 anos, foi agredido…

09/05/2024

Bittar é o olho de boto

É DO FOLCLORE dos seringais se dizer que alguém que tem o poder do convencimento,…

09/05/2024

Mutirão da Justiça Eleitoral atende mais de 21 mil eleitores no Acre

O mutirão de atendimento organizado pela Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) no Ginásio do…

09/05/2024

No Acre, PRF monta 3 postos de arrecadação para o Rio Grande do Sul

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) montou três postos de arrecadação no Acre para receber doações…

09/05/2024

Em um mês, cartórios de notas do Acre registram 12 interessados em doar órgãos

Trinta dias passados do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

09/05/2024