Menu

Papa Francisco garante que teoria do Big Bang não contradiz cristianismo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (27) que a criação do mundo “não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor”.

“O Big-Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige”, disse o pontífice para os acadêmicos da Pontifícia Academia das Ciências, reunidos para a sua plenária, na inauguração de um busto de bronze em homenagem ao papa emérito Bento XVI.

Anúncio

O papa criticou que quando as pessoas leem o livro do Gênesis sobre como foi a origem do mundo, pensam “que Deus tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas. Mas não é assim”.

Segundo Francisco, o homem foi criado com uma característica especial – a liberdade – e recebe a incumbência de proteger a criação, mas quando a liberdade se torna autonomia, destrói a criação e homem assume o lugar do criador. “Ao cientista, portanto, e, sobretudo, ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas, e não para um grupo ou uma classe de privilegiados”, concluiu o pontífice.

A Pontifícia Academia das Ciências foi fundada em 1603, em Roma, com o nome de Academia dos Linces. É formada por 80 pesquisadores nomeados vitaliciamente pelo papa. Conforme as regras, os candidatos a uma vaga na academia são escolhidos com base na relevância de suas análises científicas e da sua reconhecida estatura moral, sem qualquer discriminação ética ou religiosa.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.