A urna da votação deste domingo (26), quando ocorre o segundo turno das eleições, será a mesma, bem conhecida dos brasileiros. No teclado, que se parece com o de um telefone, basta digitar os números dos candidatos e confirmar para que o voto seja concluído.
Ao chegar ao local de votação, o eleitor será identificado pelos mesários e, em seguida, terá acesso à cabine de votação, garantido o sigilo do voto. Antes, deverá deixar deixar celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos próximos aos mesários. Fotografias da urna e do próprio voto são proibidas pela Lei Eleitoral e podem levar à prisão.
Nos estados em que há segundo turno para governador, o eleitor vai começar votando nesse cargo. Deve digitar os dois números do candidato escolhido. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde CONFIRMA. Se os dados não estiverem certos, é preciso apertar a tecla laranja CORRIGE e digitar novamente o número escolhido.
Em seguida, a urna vai pedir que o eleitor digite o voto para presidente da República, que também tem dois dígitos. Novamente, aparecerão na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, a tecla verde confirma o voto. Se os dados não estiverem certos, a tecla laranja corrige e o eleitor digita novamente o número de seu candidato.
Onde não houver segundo turno para governador, os eleitores só votarão para presidente da República.
Caso deseje votar em branco, basta apertar a tecla BRANCO e, em seguida, a tecla CONFIRMA. Se o eleitor digitar um número não existente e confirmar com a tecla verde, o voto será anulado.
Quando o eleitor termina de votar, a urna eletrônica emite um sinal sonoro e a tela mostra a mensagem FIM. O eleitor deve sair da cabine de votação, pegar seu documento e o comprovante de votação com o mesário e liberar a seção para o próximo da fila.
Não há tempo máximo para que o eleitor use a urna eletrônica, e os mesários não estão autorizados a auxiliar o voto.
Para facilitar o voto e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve a chamada “cola eleitoral”, com anotações dos números dos candidatos escolhidos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um simulador de votação da urna eletrônica, que representa fielmente o teclado do dispositivo e permite que o eleitor treine para a votação.
Quem tiver dúvida ou não souber seu local de votação, pode consultar as informações no sitedo TSE. A pesquisa pode ser feita pelo número do título de eleitor ou pelo nome, data de nascimento e nome da mãe.
Confira a ordem de votação na urna eletrônica:
Em estados onde há segundo turno para governador
1º – governador (dois dígitos)
2º – presidente da República (dois dígitos)
Em estados onde não há segundo turno para governador
1º – presidente da República (dois dígitos)
O nível do Rio Acre continua subindo na capita acreana. Conforme a Defesa Civil, a…
Uma confusão por pouco não termina em tragédia na tarde deste sábado, 28, em uma…
O governador Gladson Cameli (PP) afirmou em entrevista coletiva neste sábado, 28, ser favorável à…
O prefeito Tião Bocalom (PL), 71, oficializou o matrimônio com a advogada Kellen Nunes, 47,…
Esperando a segunda filha com Neymar, Bruna Biancardi falou sobre os julgamentos e críticas que…
Sabrina Sato, de 43 anos, abriu o coração ao falar sobre a experiência dolorosa de…