A Justiça Eleitoral do Acre realiza uma série de rondas para inibir excessos por parte de militantes e eleitores. Por voltas das 10h30 minutos desse domingo,26, a magistrada Zenair Bueno, da 9ª Zona Eleitoral determinou a prisão em flagrante de oito pessoas, na sua maioria trajando camisa vermelhas, acusadas de praticar aglomeração e assediar eleitores na praça Galvez (antiga praça da Semsur), na baixada da Sobral.
Em entrevista ao ac24horas, a magistrada que lidera uma equipe composta por fiscais do TRE e agentes da Polícia Militar, informou que os envolvidos seriam conduzidos à sede da Polícia Federal.
“Eles serão conduzidos a sede da PF para lavratura do termo circunstanciado e, em seguida, serão liberados. A penalidade prevista para crimes com menor potencial ofensivo é aplicação de pena de prestação de serviço à comunidade ou pagamento de cestas básicas, por um período de até cinco anos”, informou.
Zenair Bueno informou ainda que a equipe de fiscalização permanecerá por toda a manhã na baixada da Sobral, por ser considerado um local de grande fluxo de pessoas e com registros anteriores de aglomeração de pessoas em eleições passadas.
Antes de se dirigem para outros locais de votação na baixada, a equipe de fiscalização realizou algumas abordagens, a fim de inibir a distribuição de santinhos de candidatos e ainda tratou de dispersar populares. A magistrada informou também que novas diligências serão realizadas em vários pontos da cidade.