Atendendo a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi realizado nas primeiras horas da manhã deste sábado, 25, o sorteio da votação paralela do segundo turno na capital acreana.
Estiveram reunidos no plenário da sede do Tribunal regional Eleitoral do Acre (TRE) promotores e juízes eleitorais, servidores do Tribunal Regional Eleitoral, representantes dos partidos e agentes da Polícia Federal (PF) para participarem do processo de votação paralela.
De acordo com o sorteio, as seções sorteadas foram as de Plácido de Castro (8ª Zona) e de Rio Branco (10ª Zona). Após o sorteio uma equipe é deslocada ao local onde se encontra a urna sorteada, que será trazida para o local onde acontece a audiência.
O procedimento da votação paralela será encerrada às 17h, mesmo horário da eleição tradicional, a fim de dar prosseguimento a todos os tramites, inclusive de contagem dos votos da urna tradicional de papel com a eletrônica.
Entenda o que é a Votação Paralela
Em suma, a votação paralela é uma auditoria realizada para testar o sistema de conferência eletrônico. A conferência se dá, por meio de sorteio, em seguida é realizada uma simulação com votos retirados da urna de papel, que serão registrados na urna eletrônica. O próximo passo será uma análise contábil dos votos e conferência que irá dar legitimidade ao pleito eleitoral e atestará a confiabilidade do sistema eletrônico. Os votos depositados nas urnas auditadas não são computados na apuração final das eleições gerais.