Menu

O seu candidato como ele é

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

SEBASTIÃO VIANA


fluminenseSebastião Viana é o que podemos chamar de uma pessoa eclética. Tem gostos variados, mas nada que não fuja do normal de uma pessoa comum.

Publicidade

Torcedor fanático do Fluminense, Sebastião Viana não dispensa de vez em quando uma aventura e se arrisca em seu quadriciclo a fazer trilhas. E para ele não tem hora. “Teve uma vez que ele saiu umas dez horas da noite do trabalho e foi fazer trilha no quadriciclo. Pegou uns dois seguranças e uns amigos e levou com ele. O cara parece que não cansa”, diz um assessor do candidato petista.


Sebastião não é do tipo cinéfilo, porém gosta aos finais de semana ou feriados de levar o filho Virgílio ao cinema do Via Verde Shopping. Ao mesmo tempo o petista nas horas vagas aprecia filmes, como ele mesmo diz, que “abordam sentimento de esperança, vida, futuro”. “Gosto muito  “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Perfume de Mulher” e “A Testemunha”.


Já a preferência de Sebastião pelos livros identidifica seu lado espiritual. Ele é do tipo que acredita que a fé está ligada a ciência. “Gosto muito de “Fé – Evidências Científicas”, escrito por George E.. Vaillant , que chefiou o Departamento de Psiquiatria de Harvard por 35 anos. “É o mais forte e belo livro que já li”.


A obra do renomado doutor George E. Vaillant, considerada reveladora e envolvente, apresenta o modo como os componentes da espiritualidade – emoções como o amor, a compaixão, a esperança e o perdão – são interligados em uma parte específica e identificável do cérebro. Com base em estudos vanguardistas de neurociência e antropologia, Vaillant argumenta que a evolução fez de nós criaturas espirituais ao longo do tempo e que estamos destinados a nos tornar cada vez mais espirituais.


A preferência de Sebastião pela música é bem brasileiro.  Ele diz que “gosta de tudo”, mas aprecia mais um samba de raiz. “Em especial, Zeca Pagodinho e Diogo Nogueira”.


Viana é um católico fervoroso. Frequenta aos domingos a missa na paróquia de São Sebastião, em Rio Branco, e participa do ECC desde 1997. Também não perde uma procissão e embora de credo católico o petista tem boa relação com evangélicos e espíritas.


Quando tem tempo, Sebastião gosta de ler, ver filme e até  de tomar banho na chuva.


No período eleitoral, Sebastião Viana suspendeu a dieta que estava fazendo, passou a almoçar em pensões e fora de hora, e por causa do tempo corrido deixou de frequentar a academia e caminhar, coisa que fazia quase que diariamente.


MÁRCIO BITTAR


corintianoMárcio Bittar é historiador, e gosta de ler sobre tudo, mas prefere estudar sobre as áreas da filosofia, sociologia e finanças. Além disso, o tucano gosta de ouvir musicas do tipo sertanejo, mas, acredite se quiser: nem por isso dispensa as produções de Bob Marley. O reggae também completa seus gostos musicais

Publicidade

Quando o assunto é esporte, a resposta é rápida: Futebol. Ele é torcedor do Corinthians, lá de São Paulo, mas nem por isso abandona o amor pelos clubes acreanos. Bittar vibra e torce pelo Rio Branco, o vermelhão do Acre.


Agora, uma coisa é bom deixar claro: Márcio não nasceu em berço de ouro, não. Sempre batalhou para conquistar os sonhos. Aos 10 anos, quando seu pai mudou para o Acre, a vida era dura. Eles moravam numa fazenda localizada na BR-364. Naquela época, a estrada ainda era de barro, e o acesso, além de perigoso, era estressante e demorado.


Márcio enfrentava sol e chuva para ir ou voltar da cidade. Ele ajudava o pai na plantação. Gostava tanto da roça que colocava a mão na terra. A família sempre cultivou legumes e verduras ao lado de casa. Ele sempre gostou de plantar e fazia questão de ajudar os pais e funcionários da colônia em que residia.


Márcio Bittar não gosta de ir ao cinema. Ele é caseiro e prefere ficar em casa com a esposa e filhos. Quando estão juntos, gostam de planejar o orçamento e conversar sobre o dia a dia. Além disso, Bittar se aconselha com a esposa e sempre busca o melhor para os filhos. Ele faz o tipo “Paizão”.


Desde cedo, Márcio aprendeu a importância de ir à igreja. Sua mãe sempre lhe orientou a andar no caminho de Deus. Mesmo assim, ele não mais frequenta programações do tipo. Não rotineiramente. Com a vida corrida, Márcio fala com Deus de forma mais privativa. No final, é bom deixar claro: ele é um homem de fé, mas, claro, com seus costumes e tradições.


Outro ponto curioso em Márcio é a aliança de casamento que ele usa na mão esquerda. Produzida em ouro branco, com detalhes artesanais que agregam a semente do Tucumã, Márcio mostra que gosta do que vem da natureza. Ele ganhou o par de alianças de Eduardo Braga, governador do Amazonas, há algum tempo.


A coleção literária de Bittar não tem apenas livros técnicos. Ele também compra, rotineiramente, livros de autoajuda. Ele considera que o bom líder precisa, antes de tudo, estar bem consigo próprio. Atualmente, ele está lendo as obras do jornalista Olavo de Carvalho, considerado um dos articulistas mais abertos da direita do Brasil, em atividade.


Mudando de assunto, você sabe de qual tipo de roupa o Márcio gosta? Não? Então lá vai… Por mais irônico que parece ser ele não prefere a roupa social. O tucano adora calça jeans e camisa de botão, do tipo ¾. Quanto mais leve, melhor!


Perguntado se a preferência é pelo campo ou cidade, a resposta foi taxativa: “Campo”. Ele gosta é de estar no meio dos animais, de viver a calma que a natureza dá! O oposicionista gosta tem animais de estimação, mas a preferência é pelos gatos. Inclusive, ele tem um bichano de raça.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido