Categories: Acre Destaques Central Notícias

Marina Silva manterá neutralidade na disputa eleitoral ao governo do Acre

Published by
Da redação ac24horas

Sem prestar apoio público aos candidatos que concorrem ao governo do Acre, o voto da candidata derrotada à Presidência pelo PSB, Marina Silva, é fechado a sete chaves. Ela segue a deliberação da Rede Sustentabilidade no Acre que deliberou pela neutralidade/independência em relação as candidaturas de Márcio Bittar (PSDB) e Sebastião Viana (PT). Com a neutralidade, Marina Silva é capaz também de votar branco ou nulo.


O segundo turno das eleições para o governo do Acre está acirrado. E o apoio de Marina Silva seria de grande ressalva a um dos candidatos, já que a ex-senadora foi campeã de votos em sua terra natal. Na disputa pela Presidência da República no domingo, 5 de outubro, Marina Silva obteve 167.499 votos no Acre, o equivalente a 41,99% dos votos.


Com votos da maioria dos eleitores acreanos, a candidata do PSB acabou ficando à frente de Aécio Neves (PSDB), que teve 116.015 votos e de Dilma Rousseff, que obteve 111.610.


“Marina segue a nossa deliberação. E nossa deliberação foi pela neutralidade/independência em relação as duas candidaturas que foram ao segundo turno no Acre”, disse o porta voz da Rede Sustentabilidade no Acre, Carlos Gomes.


Segundo ele, ainda é esperado o horário de confirmação da chegada de Marina Silva ao Acre para a votação no segundo turno das eleições, no domingo, dia 26 de outubro, mas a vinda dela está confirmada. Marina vota na seção eleitoral de número 43, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


Marina Silva substituiu Eduardo Campos – que morreu em um acidente aéreo, em agosto, durante a campanha eleitoral -, na corrida presidencial. Ela se filiou ao PSB, em outubro de 2013, em razão de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter negado registro partidário à Rede Sustentabilidade, o grupo político da ex-senadora.


Em meio à disputa pela Presidência, Marina chegou a ser apontada pelas pesquisas eleitorais em empate técnico com a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, deixando Aécio na terceira posição nas simulações.


Após uma semana depois dos resultados na eleição, Marina Silva decidiu apoiar o candidato tucano Aécio Neves no segundo turno. A decisão foi divulgada, em São Paulo. No discurso, ex-ministra do Meio Ambiente afirmou que um dos motivos que a motivaram a apoiar o antigo adversário do PSDB foi sua convicção sobre a importância da alternância de poder fará bem ao país.


No entanto, na votação do domingo (5), Marina Silva obteve 22.176.619 votos (21,32%) e ficou em terceiro lugar, mesma colocação da eleição de 2010. A petista recebeu 43.267.668 votos (41,59%) e o tucano, 34.897.211 (33,55%).


 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Projeto capacitou mais de 30 produtores culturais em Rio Branco

Um projeto voltado para a Produção Cultural capacitou mais de 30 pessoas na última semana.…

04/05/2024

TJ de Roraima é finalista em Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2024

A cartilha “Tô namorando e Agora?”, produzida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está…

04/05/2024

Ibama destrói pista de pouso clandestina na Terra Yanomami

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu…

04/05/2024

Cerca de 25% das indústrias se queixam de concorrência desleal no Acre

Falta de matéria-prima, concorrência desleal e elevada carga tributária são alguns dos desafios das indústrias…

04/05/2024

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Ainda era pouco antes das 9h deste sábado (4), quando dezenas de pessoas correram afobadas…

04/05/2024

‘Usa minhas roupas e ficam melhor nele’: David, filho de Madonna, divide armário com a mãe famosa

David Banda, filho de Madonna, é tão estiloso quanto a mãe! Segundo a própria cantora,…

04/05/2024