Categories: Acre Notícias

Cardeal da CNBB critica políticas de desenvolvimento sustentável no Acre

Published by
Da redação ac24horas

Com objetivo de falar sobre as necessidade e carências da igreja católica no Acre, o Cardeal e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Claúdio Hummes, concedeu coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (22).


Embora não tenha percorrido as cidades do interior, o Cardeal informou que após reunião com o Bispo, Dom Joaquim Pertinez, foi possível sentir a realidade local.


Segundo ele, a visita tem como principal objetivo promover, por meio do diálogo, o diagnóstico das necessidades e carências da igreja na região norte frente às igrejas das regiões sul e sudeste.



“A idéia principal é que as igrejas com mais condições possam ajudar os estados amazônicos com maior índice de desigualdade social”, destacou Claúdio Hummes.


Ao falar de suas impressões quanto a realidade socioeconômica dos povos da floresta acreana, Dom Claúdio Hummes disparou duras criticas quanto o modelo “imposto” pelo governo aos que sobrevivem da floresta.


“A grande queixa que recebi do povo do Acre é quanto o faz de conta com relação aos projetos de desenvolvimento sustentáveis. O Povo tem sede de dialogo e merece um tratamento eficiente. O que percebo é que os projetos do governo que não passam de teorias impostas ao povo. Não há, aqui, um envolvimento do povo, a opinião deles não é levada em conta. É necessário que o povo tenha voz ativa e participativa nos projetos do agronegócio e Indústria e se faz necessário também uma participação decisória do povo nos projetos, onde eles não sejam tratados como objeto dos projetos, mas sim como sujeitos”, disparou o cardel.


Em encontro com o Bispo da prelazia do Acre, Dom Joaquim Pertinez, o cardeal afirmou que a igreja católica acreana ensina as demais igrejas do Brasil quanto ao enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e ambientais. Ele elogiou ainda o envolvimento missionário junto aos pobres, dependentes químicos, haitianos e hansenianos no  estado.


Para encerrar, Dom Hummes ressaltou que a igreja local necessita investir na formação e preparo de missionários acreanos em prol dos pobres, já que a grande maioria dos missionários que atuam no estado são enviados de outras cidades.


O cardeal que já percorreu todos os estados da região norte, promete defender em assembleias nacionais da igreja católica os povos da Amazônia e encorajar maior participação das demais igrejas no enfrentamento das desigualdades na região.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024