Menu

Pesquisas do Ibope e Vox mostram Sebastião Viana na frente de Márcio Bittar nas intenções de votos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma nova pesquisa do Ibope para disputa do governo do Acre foi divulgada na noite desta sexta-feira, 17.  De acordo com o levantamento do Instituto, neste segundo turno o candidato a reeleição Sebastião Viana (PT) tem 50% dos votos totais contra 44% de Márcio Bittar (PSDB).  Branco e nulos correspondem a 2% e não sabem ou não quiserem responder ficaram na casa dos 4%.


O ibope entrevistou 812 pessoas em 11 municípios entre os dias 14 a 16 de outubro. A pesquisa está registrada no TRE/AC com o número AC000064/2014 e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, o Ibope calculou os votos válidos para simular o resultado do Tribunal Regiona Eleitoral do Acre, que correspondem a proporção de votos dos candidatos sobre o total de votos, excluindo os  brancos e indecisos. Neste levantamento, o candidato do PT aparece com 53% e o tucano fica com 47% dos votos válidos.


A pesquisa abordou ainda rejeição do eleitorado com os candidatos.  Márcio Bittar e Sebastião Viana aparecem empatados tecnicamente. O tucano tem 39% de rejeição contra 36% do petista. 11% dos pesquisados afirmaram que poderiam votar em ambos os candidatos. Já 13% afirmaram não saber ou não quiseram opinar.


O ibope também perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do governador Sebastião Viana a frente do Estado: 53% consideram a gestão ótima ou boa, 32% regular, 13% ruim ou péssima  e não sabem ou não responderam 3%.


abre_abre2


 


Pesquisa Ibope apresentam dados similares
e divergentes em relação a Vox Populi


No final da manhã desta sexta-feira, o Instituto Vox Populi, que foi contratado pelo Jornal a Tribuna, de Rio Branco, divulgou resultado similar em relação a pesquisa Ibope encomendada pela TV Acre.  No levantamento do Vox, Sebastião Viana (PT) seria reeleito com 52% dos votos. O seu adversário, Márcio Bittar (PSDB) teria 43,5%. Neste levantamento, foram entrevistadas 1.600 pessoas e o nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,5 para mais ou para menos. O período de coleta de dados compreende os dias de 11 a 14 deste mês.


A principal divergência entre os institutos ficou quesito sobre a rejeição dos candidatos. O Vox Populi apresentou o tucano Márcio Bittar liderando a rejeição 41%, contra 28% de Sebastião Viana, apresentando uma diferença de 13%. Enquanto isso, o Ibope apresenta empate técnico neste quesito. A pesquisa foi registrada no TRE/AC com o número  00065/2014.


Pesquisa Delta também apresentou números divergentes


No inicio desta semana o Instituto Delta foi o primeiro a apresentar uma pesquisa de intenções de votos no segundo turno. De acordo com os dados levantados, Sebastião Viana apareceu com 47,5% dos votos, contra 46,8% do tucano Marcio Bittar. Petista e tucano ficaram empatados tecnicamente na margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 12 de outubro e ouviu 1.200 entrevistados. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número  AC-00063/2014.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido