Categories: Cotidiano Notícias

Pesquisadores descobrem novo método para prever intensidade de chuvas

Published by
Da redação ac24horas

Um grupo de cientistas do Brasil e Alemanha conseguiu predizer eventos climáticos extremos nos Andes e na Amazônia, por meio de um novo método de previsão meteorológica. Com o uso de métodos convencionais, se consegue prever a ocorrência de chuvas. Até então não era possível detectar sua intensidade, mas ao aplicar uma técnica de redes complexas aos dados meteorológicos obtidos por satélites, o grupo conseguiu prever chuvas extremas e enchentes.


O estudo foi publicado na revista Nature Communications. Segundo os pesquisadores, o método deve ser fundamental na prevenção de desastres naturais, ele pode ser aplicado em outras regiões do mundo. “Os modelos atuais de previsão de tempo não conseguem capturar a intensidade dos eventos de precipitação mais extremos, mas estes são justamente os mais perigosos e que podem ter impactos mais severos para a população local, por exemplo, em termos de inundações e deslizamentos de terra”, disse o autor principal do estudo, Niklas Boers, do Instituto de Pesquisas em Impactos Climáticos de Potsdam (PIK).


Já o professor do Instituto de Física da USP, Henrique Barbosa, também autor da pesquisa, sinaliza que depois de permitir a previsão de eventos extremos nos Andes centrais, o novo método permitirá pela primeira vez a construção de um sistema de alerta robusto para eventos extremos. “A técnica é baseada em comparações matemáticas que podem ser aplicadas a qualquer série temporal. Por isso o método pode ser aplicado a eventos extremos em outros sistemas”, disse. Segundo ele, o novo método surgiu a partir de estudos que o grupo estava realizando sobre o papel da floresta Amazônica nas chuvas sobre a América do Sul.


A equipe de cientistas analisou em torno de 50 mil séries temporais de dados meteorológicos em alta resolução, referentes aos últimos 15 anos, quando dados de satélite de alta qualidade, disponibilizados pela NASA e pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa, tornaram-se disponíveis. O novo método permitirá prever corretamente 90% dos eventos extremos de precipitação na região em anos de El Niño, quando as enchentes são mais frequentes, e mais de 60% dos eventos extremos nos outros anos.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Defensoria leva atendimento itinerante em quatro bairros de Rio Branco neste sábado

Em mais uma ação do Maio Verde, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE),…

17/05/2024

Fies: esta sexta (17) é o último dia para verificar se você está na lista de espera

Termina nesta sexta-feira (17) a convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil…

17/05/2024

Anvisa defende manutenção de marco regulatório para cannabis medicinal

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana um relatório…

17/05/2024

Ney Matogrosso revela que levou Cazuza para tomar ayahuasca ele disse: ‘É só isso?”

O músico Ney Matogrosso, 82, falou sobre o uso de substâncias para a revista Breeza,…

17/05/2024

Mell Muzzillo, atriz, expõe ter sido traída pelo namorado: “Trocada por uma branca”

A atriz Mell Muzzillo está no ar em Renascer como Ritinha, um dos destaques da…

17/05/2024

Solteira há três anos, Maísa Silva abre o jogo sobre manter a vida amorosa no sigilo

Maísa Silva tem toda uma vida acompanhada pelos fãs já que foi descoberta ainda criança,…

17/05/2024