A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) encontram-se nesta terça-feira (14) à noite no estúdio da TV Bandeirantes, em São Paulo, para o primeiro debate do segundo turno da eleição presidencial.
Marcado para começar às 22h15 hora de Brasília, e 20h15, no horário do Acre,o evento será transmitido ao vivo pela emissora.
O debate será dividido em cinco blocos. Os quatro primeiros serão de confronto direto entre os participantes. No último, cada um faz suas considerações finais.
A mediação será feita pelo jornalista Ricardo Boechat. Não haverá espaço para perguntas de jornalistas.
Além deste, estão programados outros três debates entre Dilma e Aécio até o dia da votação. Nenhum com perguntas feitas por jornalistas.
Na quinta (16), o encontro será no estúdio do SBT, num evento que conta ainda com o UOL e a rádio Jovem Pan entre os organizadores.
No domingo (19) será a vez do debate da TV Record. E na antevéspera do pleito, dia 24, o debate da TV Globo.
A Folha era uma das responsáveis pela organização do debate com o SBT, UOL e Jovem Pan. Mas resolveu sair após a campanha de Dilma anunciar que não aceitaria a presença de jornalistas fazendo perguntas aos candidatos.
Inicialmente, a campanha de Aécio também não queria. No dia 8, o tucano recuou e afirmou que aceitaria um bloco com questões de jornalistas. A mudança foi informada ao comando da campanha de Dilma, que prometeu reanalisar. A resposta final, no dia 10, foi negativa
O presidente do PT, Rui Falcão, explicou a posição do partido: “O debate no segundo turno deve ser entre os candidatos, um contra o outro; se for para fazer perguntas de jornalistas, é melhor fazer uma entrevista, como a presidente tem feito”.
O portal UOL, empresa do Grupo Folha, continua participando e deve fazer a transmissão pela internet.
Nas eleições de 2010 e de 2006, pelo menos um debate do segundo turno teve a participação de jornalistas.
Em 2002, a disputa teve só um debate no segundo turno, o da Globo, sem participação de jornalista.
Em 1994 e 1998, o tucano Fernando Henrique Cardoso foi eleito e reeleito sem segundo turno. Nas duas ocasiões, porém, não houve sequer debate. Ele não aceitou participar de nenhum evento no primeiro turno.
Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…
Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…
A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…
Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…
Uma idosa roubou a cena no Bom Dia São Paulo desta terça, 24/12. Dona Eva…