Categories: Coluna do Nelson Destaque Central - Política Regional Notícias

Oposição vai se apropriar de discurso da FPA no Acre

Por
Da redação ac24horas

A subida nas pesquisas do presidenciável Aécio Neves (PSDB) fez com que a oposição que disputa o Governo do Acre adotasse o discurso de outras eleições da FPA. A informação me foi passada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB). Segundo ele, nos comícios e também nos programas de televisão haverá um pedido de voto útil para o Governo do Acre. O argumento é que com a possível vitória do Aécio à presidência o Acre se beneficiaria mais com um governador alinhado. Portanto, nas duas semanas que faltam para a eleição do segundo turno o candidato ao Governo da oposição, Márcio Bittar (PSDB) vai colar a sua imagem em Aécio e os discursos principais vão girar em cima dessa tese.


Subida irreversível?
O fato é que Aécio, que foi surpresa ao ir para o segundo turno da disputa presidencial, conseguiu seguidas vitórias nos últimos dias. Entre elas a mais importante foi o apoio da acreana Marina Silva (PSB) à sua candidatura.


Sentimento de mudança
Enquanto a candidata Dilma (PT) enfrenta o bombardeio na imprensa do escândalo da Petrobras, Aécio tenta captar o sentimento de mudança. Nunca se viu uma eleição presidencial no Brasil tão surpreendente quanto essa.


Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar
A desconstrução da imagem de Marina Silva custou caro ao PT. Vitimizou a adversária e ficará difícil usar novamente a mesma tática contra Aécio. A falta de credibilidade dos ataques vai acabar fortalecendo o tucano.


A força do Lula
Um petista de influência nacional com quem conversei nesse final de semana me disse o seguinte: “O ex-presidente Lula (PT), agora, vai entrar de cabeça na eleição da Dilma. Aguarde porque as coisas vão mudar nos próximos dias”. Então é esperar para ver.


Transferência de votos
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) é um dos mais animados com a reversão do jogo presidencial. Ele também acredita que a transferência de votos dos eleitores de Bocalom (DEM) para Bittar está maior do que o esperado.


Lamento
Quanto ao anúncio a mudança de lado do vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago (PMDB), Flaviano afirmou: “Sempre é lamentável a saída de um companheiro. Mas como não tem clima o Mazinho já anunciou a troca de partido.”


O PMDB vai estar no poder
Uma coisa já é certa. Seja Aécio ou Dilma na presidência o PMDB estará em cena. Na convenção do partido que indicou Michel Temer (PMDB), vice de Dilma, quase a metade dos votos foram contra. Essa banda pemedebista é Aécio desde pequenininha.


Divisões naturais
Pelo menos em 10 estados brasileiros o PMDB não apoiou a chapa de Dilma e Temer. Se Aécio vencer podem apostar em quantos peemedebistas ocuparão ministérios. Desde o final da Ditadura que o PMDB se tornou um grande guarda-chuva a abrigar políticos de todas as tendências ideológicas.


Mais conversões
Será anunciada por esses dias a mudança de lado de um outro importante personagem da oposição. O político é do Alto Acre e deverá sinalizar apoio à reeleição de Tião Viana (PT). O troca-troca do segundo turno está esquentando.


Notícia nacional
O senador eleito Gladson Cameli (PP) foi notícia em importantes veículos de comunicação nacional, neste final de semana. A revista Veja, a Folha de São Paulo e o Globo tiveram o novo senador como pauta de matérias jornalísticas.


O gancho
O fato de Gladson ser o mais jovem senador eleito da história ainda vai gerar muitas matérias. Por alguns meses de diferença, Gladson tirou do posto a ex-senadora Marina Silva. Resta saber se terá uma carreira política tão brilhante quanto a dela.


Com a taça na mão
Seja qual for o resultado da eleição para governador do Acre uma coisa é certa: o deputado estadual reeleito Ney Amorim (PT) deverá ser o presidente da ALEAC. A bancada da FPA eleita é bem maior que a da oposição.


Peru não morre de véspera
O debate precipitado por alguns candidatos à reeleição sobre a presidência da ALEAC facilitou as coisas para Amorim. Élson Santiago (PEN) e Jamyl Asfury (PEN) não se elegeram e deixaram o caminho pavimentado para o petista.


O destino dos “ecológicos”
Se fala muito nas consequências da derrota do PC do B para o Senado e para a Câmara Federal. Mas e o PEN que também não conseguiu eleger ninguém? O partido se fortaleceu no Acre e, só aqui, porque serviu para vários deputados estaduais saírem da oposição para apoiarem a FPA. Teve a maior bancada da história recente da ALEAC. Mas alguns deputados resolveram não concorrer à reeleição e os outros foram para a “balsa”. O PEN é um partido “nanico” a nível nacional e não acredito na permanência na legenda daqueles que foram derrotados. Com o pomposo nome de Partido Ecológico Nacional, o PEN, na vida real, não tem nenhuma identificação com os movimentos ambientalistas. O seu destino deverá ser mesmo como o de um pé de vento que passa sem deixar rastros…


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024