Menu

AGU pede que Plenário do STF decida sobre auxílio-moradia para juízes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (13), uma petição para que a decisão sobre o pagamento de auxílio-moradia aos juízes federais seja levado ao Plenário da Corte. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da AGU.

De acordo com o texto, a instituição alega que, por se tratar de um tema que traz impacto aos cofres públicos, a ação não poderia ser julgada monocraticamente. Em setembro, o relator do processo, ministro Luiz Fux, decidiu pelo pagamento do benefício. Segundo a AGU, o recebimento do auxílio, apenas pelos magistrados federais, representaria um gasto de mais de R$ 355 milhões.

Anúncio

A Advocacia-Geral da União alega também que estender o benefício a pessoas que não faziam parte da ação inicial seria ilegal. Isso, porque a ação foi proposta inicialmente por um grupo de juízes, mas a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) passou a fazer parte da mesma para que todos os magistrados tivessem o direito de receber o benefício.

Segundo a assessoria do STF, a decisão monocrática pode ser tomada para agilizar um processo e o próprio relator, caso acredite ser necessário, pode levar o caso ao Plenário da Corte. Agora, o pedido da AGU será encaminhado ao ministro Luiz Fux. A petição será avaliada e encaminhada à presidência da Corte, que é responsável pela pauta do plenário.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.