Categories: Cotidiano Notícias

Projeto em arqueologia está com inscrições abertas na Ufac

Por
Jairo Carioca

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está com inscrições abertas para a seleção do projeto “Pesquisa e formação nos sítios arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas do Acre”. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta feira, 17, no Museu Universitário, localizado nos altos da Biblioteca Central. O formulário necessário para inscrição está disponível aqui (http://www.ufac.br/portal/pro-reitoria-de-extensao-e-cultura/editais/edital-iphan-no-01-2014-selecao-de-participantes-do-sitio-escola/EditalSitioEscola.pdf ).


 


Aberto a estudantes de qualquer graduação, o projeto, também conhecido como “sítio escola”, é resultado de uma parceria entre a Ufac, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/AC) e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).  Além do interesse prévio em arqueologia, é necessário apenas disponibilidade de tempo no período de 3 a 28 de novembro, quando serão desenvolvidas as atividades nos municípios de Porto Acre e Senador Guiomard.


 


Das 30 vagas abertas, 20 estão reservadas a estudantes da Ufac. O objetivo é a formação técnica de um grupo de pesquisadores capacitados em estudos arqueológicos, especialmente na região. “Precisamos constituir e consolidar a área da arqueologia na Ufac. Esse é um campo aberto na região tanto do ponto de vista da pesquisa quanto financeiro”, avalia o professor da Ufac, Gerson de Albuquerque.


 


O projeto oferecerá aos participantes selecionados alojamento, alimentação e deslocamento diário (alojamento-sítio-alojamento). Entre as atividades que serão desenvolvidas estão escavações, topografia, processamento preliminar do material escavado e atividades educativas e de conservação envolvendo a comunidade. Com experiência em pesquisas arqueológicas no formato sítio-escola na região Amazônica, o doutor em arqueologia do MAE/USP, Eduardo Neves, um dos coordenadores do projeto, diz que essa é uma oportunidade que tende a revelar novos pesquisadores.


 


“Através dos modelos já desenvolvidos no Amazonas e em Rondônia conseguimos despertar o interesse de muitos jovens para a pesquisa no campo arqueológico. A ideia é que estudantes com pouca ou nenhuma experiência tenham contato com métodos e técnicas de pesquisa e registro em arqueologia. E no Acre, uma região de enorme potencial, não será diferente. A presença dos geoglifos faz com que a região se destaque no mapa da arqueologia não só da Amazônia, como da América do Sul”, explica.


 


Share
Por
Jairo Carioca

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Sub-20 do Flamengo chega a Rio Branco com festa da torcida

O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…

23/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Mega-Sena 2.799: prêmio acumula e sobe para R$ 55 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…

23/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Botafogo empata com Vitória, Palmeiras agradece e Brasileiro tem novo líder

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Em jogo com vaias ao time, o Botafogo…

23/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Palmeiras não perdoa vacilo do Botafogo, bate Atlético-GO e assume a ponta

O Palmeiras jogou mal, mas venceu o lanterna Atlético-GO por 1 a 0, no estádio…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Flamenguistas vão ao aeroporto de Rio Branco receber sub-20

Torcedores do Clube de Regatas do Flamengo se reuniram em frente à loja Havan, em…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

“Ser Flamengo é ser mais feliz”, diz acreano ansioso pelo jogo no Arena

“Sou torcedor do Flamengo desde o abrir dos olhos”, esbanjando simpatia afirmou Aldemir Barbosa da…

23/11/2024