Categories: Acre Notícias

Seis Estados do Norte farão segundo turno para escolha de governador

Published by
Da redação ac24horas

Os 8,65 milhões de eleitores da Região Norte, que compareceram às urnas no domingo, levaram as eleições para o segundo turno em seis dos sete Estados. Somente em Tocantins, a fatura foi liquidada no “primeiro tempo”, com a eleição de Marcelo Miranda (PMDB), que volta ao Governo do Estado cinco anos depois de ter sido cassado durante seu segundo mandato. Os eleitores do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima voltarão às urnas no dia 26 de outubro.


A disputa mais acirrada será no Amazonas entre o senador Eduardo Braga (PMDB) e o governador José Melo (PROS) onde a diferença é de apenas 0,12%. Braga, que era apontado pelas pesquisas eleitorais como o vencedor no primeiro turno, terminou a votação com 709.058 votos contra 707.151 votos de Melo, uma diferença de 1.907 de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A eleição para governador do Amazonas está nas mãos dos 179.788 eleitores de Marcelo Ramos (PSB) que ficou em terceiro lugar, com 10,94% dos votos válidos. O candidato derrotado sinalizou que não apoiará Braga nem Melo “porque são a mesma coisa”, mas há a influência política dos caciques do PSB no Estado, como o presidente regional da legenda, Marcelo Serafim (derrotado para o Senado) e o pai dele, Serafim Correa, que acaba de ser eleito deputado estadual. Essas lideranças têm bastante afinidade com o prefeito de Manaus Artur Neto (PSDB), que apoia José Melo. Por conta dessa proximidade, é bem provável que o PSB apoie a candidatura do governador que busca a reeleição no Amazonas.


No Estado de Rondônia, a corrida ao Governo Estadual também é apertada. A apuração do primeiro turno revelou o governador Confúcio Moura (PMDB) com 35,86% dos votos válidos conta 35,42% de Expedito Júnior (PSDB), uma diferença de apenas 0,44%. Novamente, o terceiro colocado em Rondônia vai definir o vencedor. A candidata Jaqueline Cassol (PR) – mulher do ex-governador e ex-senador cassado, Ivo Cassol – conseguiu 15,11% dos votos válidos. Quem conquistar os eleitores dela, vai sair vencedor no segundo turno em Rondônia.


No Pará, a diferença também é pequena. O candidato do PMDB, Hélder Barbalho, ficou 1,44% à frente do segundo colocado, Simão Jatene (PSDB). O filho do senador Jader Barbalho conquistou 49,88% dos votos e o atual governador tucano, 48,48% da preferência dos 4.091.843 de paraenses que foram às urnas no domingo.


Em Roraima, a ex-deputada Sueli Campos (PP) ficou em primeiro lugar, como 41,48%, superando o atual governador, Chico Rodrigues (PSB), que obteve 37,62% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a senadora Ângela Portela (PT), com 18,03%. Os eleitores da petista é que vão definir a disputa pelo Governo do Estado de Roraima.


Quase 15 pontos percentuais separam o atual governador do Amapá, Camilo Capiberipe (PSB) do seu rival, Wadez Góes (PDT). No primeiro turno, Waldez obteve 42,18% dos votos contra 27,53% de Camilo Capiberibe.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Com 15,1 mil casas precárias, déficit habitacional do Acre é de quase 29 mil domicílios

Dados divulgados na última semana pela Fundação João Pinheiro (FJP), mostram que no Acre existem…

20/05/2024

Angélica manda a real sobre programa com Eliana e Xuxa: ‘Pode ser que aconteça’

Angélica, apresentadora, comentou sobre um possível programa com Eliana e Xuxa Meneghel, após inúmeros boatos…

20/05/2024

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam…

20/05/2024

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (20) a parcela de maio do novo Bolsa…

20/05/2024

Manu Gavassi e Jullio Reis ficam noivos: ‘É só o começo da nossa história’

Manu Gavassi aproveitou o mês das noivas para dar mais um passo no seu relacionamento…

20/05/2024

Humaitá tenta primeira vitória na Série D nesta segunda, em Macapá

O confronto entre Trem e Humaitá, nesta segunda-feira, 20, fecha a quarta rodada do Grupo…

20/05/2024