Menu

Lei pretende isentar bicicletas elétricas de registro, tributação e habilitação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Está sendo analisado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7342/14 que pretende igualar as bicicletas elétricas às comuns.

Se aprovado, deixará de ser obrigatório o registro junto aos Detrans, bem como o pagamento de tributação, habilitação e seguro obrigatório de circulação, exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).

Anúncio

No Acre, a diretora -geral do Departamento estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, segue a determinação do Conatran, porém admitiu em reportagem publicada no site do órgão, que a legislação de trânsito, no que se refere a circulação de bicicletas elétricas estaria defasa.

O atual projeto propõe que sejam igualadas às bicicletas comuns aquelas que tenham pedalagem assistida, potência de até 0,25 kW e alimentação reduzida progressivamente e interrompida quando a velocidade do veículo atingir 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.

Na justificativa, os autores do projeto, deputados Ricardo Izar (PSD-SP) e Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), defendem que a Lei irá incentivar o uso da bicicleta elétrica como veículo não poluente, econômico e saudável. O projeto seguirá para analise das comissões de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.