Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cresce número de acreanos vítimas de golpes e fraudes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Está sendo amplamente divulgado nas redes sociais, em especial nos grupos do WhatsApp, um alerta de clonagem de cartão de crédito e débito na capital acreana. O golpe estaria sendo supostamente praticado em comércios com grande fluxo de clientes.


No alerta que circula nas redes sociais, a suposta vítima, que não está devidamente identificada, afirma ter sido lesada num posto de gasolina e que somente desconfiou porque o frentista afirmou que ela (cliente) havia se esquecido de digitar um dos seis números da senha bancária.

Anúncios


Ao perceber a mancada do funcionário, a cliente se deu conta do golpe chamou o gerente do posto de gasolina e, na delegacia, o frentista teria confessado que um motociclista o aliciou para aplicar o golpe e, por isso, receberia a quantia de R$ 600, 00 por mês, detalhava a publicação.


Em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Acre, a reportagem do ac24horas foi informada que não há confirmação do golpe até o momento. Em entrevista, a delegada da 5ª Regional Lúcia Jaccout afirmou que na sua jurisdição não foi registrado nenhuma queixa, mas não descarta a possibilidade do golpe estar sendo aplicado, já que essa prática é bastante comum em outros estados.


A delegada alerta, como medida preventiva, que todos fiquem atentos e adotem cuidados ao digitarem suas senhas. Ela destacou que nos últimos dois meses foram registrados duas denuncias de sequestro relâmpago, na 5ª Regional.


“O crime consiste em ameaçar de morte, por telefone celular, um parente próximo da vítima caso não seja transferido uma quantia em dinheiro em poucos minutos. Infelizmente, nessas horas o medo e o pânico faz com que muitos acabem obedecendo às ordens desses criminosos sem chegar antes se as informações são reais”, explica a delegada.


Lúcia Jaccout destacou ainda outro golpe bastante comum no estado: dos sms anunciando promoções das operadoras de telefonia ou até de grandes marcas, como a Nestlé, e nomes de famosos, como o apresentador global Fausto Silva e Silvio Santos, todos com objetivo de extorquir dinheiro.


Entenda como funciona a fraude do cartão e previna-se!


Ao efetuar um pagamento via débito automático ou crédito o operador (vendedor, garçom ou caixa), que é comparsa da quadrilha de estelionatários, passa o cartão, mas não registra nenhum valor e, em seguida, pede que seja digitada a senha na máquina. É neste momento que o golpe é aplicado, pois na verdade, ele não digitou o valor da compra e o cliente que não tem o costume de olhar no visor o valor da venda acaba, na verdade, por expor a senha ao comparsa da quadrilha.


Com a senha exposta na tela da maquineta, a senha é anotada e repassada à quadrilha juntamente com os dados do cartão registrados na transação. Para disfarçar, rapidamente, o atendente pede que o cliente digite novamente a senha com uma desculpa que deu erro no sistema e, somente então, conclui a venda normalmente.


Para evitar qualquer problema futuro o melhor é verificar se consta, no visor da máquina do cartão, o valor da compra para então digitar a senha com segurança. Sempre que possível consulte o saldo de sua conta e qualquer transação desconhecida procure imediatamente seu banco ou solicite o cancelamento do cartão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido