Imagens feitas por pacientes mostram pessoas aglomerados em um dos corredores do Setor de Ortopedia do Hospital de Urgência de Emergência de Rio Branco (HUERB), localizado no bairro Bosque. As macas ficam alinhadas contra a parede. São adultos e idosos que aguardam por cirurgias, remoções para fora do Estado, dentre outros procedimento. As imagens foram registradas no inicio da tarde desta quarta-feira, 24.
As imagens mostram que os internos estão sendo medicados com soro no corredor da unidade pública de saúde, custeada por recursos do Sistema Único de Saúde, o SUS. Segundo os pacientes, alguns esperam por atendimento, em macas que ficam nas rampas que dão acesso ao setor.
“Onde você entra, você já vê as macas encostadas com pacientes (s.i.c.). Perto do setor de ortopedia também. Só nos corredores pelos quais eu passei, acredito que havia mais de 15 pessoas esperando por atendimento. Isso é um absurdo”, ressaltou Angela Maria.
“Não culpo os funcionários, porque eles estão fazendo o serviço deles, mas está superlotado. O que podem fazer pelos pacientes eles estão fazendo, mas é impossível atender todo mundo”, relatou a mãe de um dos pacientes ao ac24horas.
Procurada pelo reportagem, a Diretora do Hospital Eliádia Prudência reconheceu que o setor está lotado devida a alta demanda de acidentes que vem ocorrendo na capital. A gestora informa que existem três médicos atendendo somente no setor de ortopedia, mas a demanda tem sido muito grande. Prudência disse ainda que muitos dos pacientes receberão alta hoje.
No inicio deste mês, em uma reunião de campanha, o governador do Acre, Sebastião Viana (PT), disse que “o Acre é um Estado que não tem corredores de maca nos hospitais e nem doentes no chão”.
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…