A chegada de uma frente subtropical provocará chuvas com alta probabilidade de fortes ventanias e muitas descargas elétricas na maior parte dos Estados do Acre e Rondônia, neste domingo, dia 21 de setembro, último dia do inverno. A primavera começa na segunda-feira, dia 22. A informação é do Pesquisador Meteorológico Davi Friale que destaca que as condições atmosféricas estarão bastante favoráveis à ocorrência de temporais, a partir deste sábado, dia 20, em Rondônia, Mato Grosso e no centro e no norte da Bolívia. “No Acre, o tempo severo poderá ocorrer já na noite deste sábado para domingo, em alguns pontos” explica.
“Os ventos vão mudar de direção logo cedo em Rio Branco e Brasileia, e passarão a soprar de sudeste, com fortes rajadas que, em alguns pontos mais altos, poderão ultrapassar 60km/h.
É alta a probabilidade de violentas descargas elétricas e trovões, podendo haver queda de granizo em pontos isolados”, destaca Friale.
A chegada dessa frente subtropical vai interromper a sequência de dias muito quentes da última semana, mas a diminuição do calor será passageira e, nos dias seguintes, a temperatura voltará a aumentar.