Menu

Proposta de Emenda à Constituição muda nome da Zona Franca de Manaus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Zona Franca de Manaus (ZFM) poderá ter sua denominação modificada para Polo de Desenvolvimento Incentivado (PDI). É o que estabelece a PEC 57/2011, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), pronta para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta preserva os benefícios tributários, as finalidades e a forma de administração da ZFM.

Criada pela Lei 3.173/1957 e regulamentada pelo Decreto 288/1967, a Zona Franca de Manaus estabeleceu incentivos fiscais para a implantação de um polo industrial, comercial e agropecuário, tendo como centro a cidade de Manaus (AM). O termo “zona franca” está associado à entrada de mercadorias estrangeiras em alguns pontos de um país, sem sujeição às tarifas alfandegárias.

Anúncio

Como a globalização da economia e a abertura do mercado brasileiro às importações levaram a uma reestruturação do modelo da Zona Franca de Manaus a partir de 1991, Vanessa Grazziotin sugere a alteração de nomenclatura. Para a senadora, a ZFM não se enquadra mais nesta definição.

O relator da matéria na CCJ, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), acredita que a proposição é oportuna, uma vez que a denominação Zona Franca de Manaus esteve, primeiramente, atrelada à imagem de um centro de comércio de produtos importados e, atualmente, à ideia de plataformas industriais restritas à montagem de componentes importados.

“A visão corrente de um parque industrial de montagem encontra-se muito distante da realidade atual do Polo de Desenvolvimento Incentivado, que experimenta o adensamento crescente da cadeia produtiva, a diversificação da linha de produtos exportáveis e o incentivo a projetos na área de tecnologia, não deixando dúvidas em relação a seu dinamismo econômico e à sua importância estratégica para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental”, afirma.

Prorrogação de incentivos

A PEC 57/2011 também prorroga até 2073 dos incentivos fiscais que preservam as características de área de livre comércio, de exportação e importação e os incentivos fiscais oferecidos para a produção na ZFM. Em agosto deste ano, entretanto, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 83/2014, que prorroga os incentivos até esta data.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.