O 1º Seminário Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece na sexta-feira, dia 19 de setembro, das 8 às 17 horas, no auditório da Secretaria de Educação e Esporte do Estado (SEE). Autoridades locais estarão presentes para a abertura do evento.
As palestras serão ministradas por representantes das entidades civis e governamentais das deficiências, cada uma relatará as atividades que desenvolve na sociedade. O evento é uma resposta das ações em favor dos membros ou associados, desenvolvidas pelas entidades da sociedade civil e governamental.
Seis organizações não governamentais são filiadas a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) das oito que participarão do Seminário, além das seis governamentais, entre elas a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SEDIHPA).
Roberto Derze, presidente do Conselho Municipal de Direito das Pessoas com Deficiência (CMDP), conta que o evento possui o objetivo de divulgar a representatividade individual e coletiva. “O cidadão ou a pessoa com deficiência pode procurar os serviços de uma associação (segmento social ou especificidade), o conselho municipal ou órgão governamental que cuida de seus interesses, seus direitos.”, convida.
O Conselho através do Seminário, também visa identificar novas propostas para atualizar a atenção, cuidados e direitos da pessoa com deficiência, como acessibilidade estrutural, saúde, educação e ação social no município de Rio Branco.
Os associados das entidades já estão cientes do evento, mas o público em geral, que tiver interesse em participar, deve chegar antes do horário estabelecido, para garantir a inscrição, que será gratuita. O auditório tem capacidade para 200 pessoas e cada participante receberá um kit com o material das palestras.
Uma colisão envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta causou a morte de Ronildo de Melo…
Cerca de R$ 50 mil em espécie, drogas e cadernos de anotações com o “balanço”…
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), veio…
A investigação sobre a participação de coronéis do Exército na tentativa de golpe que culminou…
Mais da metade dos brasileiros (55% do total) espera gastar até R$ 4 mil com…
O desembargador Luiz Camolez, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC), foi entrevistado…