Categories: Acre

Servidores da educação deflagram em greve por tempo indeterminado

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Os servidores da secretaria de Educação de Brasileia estão em pé de guerra com o prefeito Everaldo Gomes (PMDB). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação  do Estado do Acre (núcleo de Brasileia) divulgou um comunicado na manhã desta sexta-feira (12) informando que a categoria entre em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 15 de setembro.


A decisão foi tomada após a realização de uma assembleia geral realizada na quarta-feira (10), quando o Sinteac colocou a proposta de greve em pauta, sendo apoiada pela maioria  dos servidores que deverão paralisar as atividades nas escolas e creches do município por tempo indeterminado, se a prefeitura não sentar à mesa e negociar as reivindicações apresentadas pelo sindicato.


Segundo informações do Sinteac, os funcionários reivindicam a aprovação da Lei de Gestão, onde professores, pais, alunos e funcionários passam a escolher os gestores das escolas de forma democrática, como já acontece em muitos na maioria dos municípios acreanos. Os educadores reivindicam ainda a reformulação do Plano de Cargos Carreira  e Remuneração (PCCR).


O presidente do Sinteac, o professor José Almeida, afirma que há uma falta de vontade do prefeito Everaldo Gomes, para negociar as propostas da categoria. O sindicalista afirma ainda que não há mais como aceitar a falta de acordo entre funcionários e prefeitura. Almeida diz que Everaldo Gomes estaria protelando para ganhar tempo, prejudicando os servidores de Brasileia.


O sindicalista desta  que há falta de coerência da gestão do PMDB em Brasileia. José Almeida disse que o prefeito diz que há recurso, mesmo assim a atual administração não negocia. “O prefeito chegou a dizer que a luta dos trabalhadores em educação no município é ato politiqueiro, quando ele próprio abre a boca e diz que tem o recurso, mas nada faz”, afirma o sindicalista.


O assessor comunicação a prefeitura de Brasileia, Wiliandro Derze informa que não há protelação na questão da aprovação do PCCR dos servidores da educação. “O sindicato quer a aprovação de um plano copiado do município de Bujari. Outros prefeitos que aprovaram o mesmo plano, estão com dificuldades para pagar os servidores. Precisamos estudar a viabilidade da proposta”, diz Derze.


Ele informa ainda que a prefeitura de Brasileia concedeu um reajuste de 10% aos servidores, no ano passado, se comprometendo de reformular o PCCR este ano. “Atualmente, a prefeitura já paga, proporcionalmente, mais que o piso nacional. A proposta do sindicato não foi aprovada porque não teríamos certeza que o município poderia honrar com o compromisso”, enfatiza Derze.


O assessor destaca que a prefeitura teria contratado uma consultoria para fazer um estudo de viabilidade e apresentar os dados para os servidores. “Antes que pudéssemos concluir o levantamento, a Rosana, da CUT chegou ao município e, após um evento da Frente Popular, ela tomou esta decisão. Há um forte questão política movimentando esta questão”, finaliza Wiliandro Derze.


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Sem Bocalom e Marfiza e com impedimento de vereadores, Valtim volta a ser prefeito

O secretário da Casa Civil de Rio Branco, Valtim José, é o prefeito da capital…

20/05/2024

Patrícia Poeta reencontra tio preso há 20 dias em casa por causa das chuvas no RS

A apresentadora Patrícia Poeta compartilhou detalhes do seu encontro com um tio seu que mora…

20/05/2024

Emissão de CPF via cartórios cresce 7,8% no Acre em 2024

Ao menos 5.507 já foram emitidos pelos cartórios do Acre em 2024. Levando em conta…

20/05/2024

Cariúcha pede ajuda ao vivo para encontrar tio que desapareceu em enchente

Cariúcha voltou a falar na tarde deste domingo (19) sobre a situação da família, que…

20/05/2024

Jennifer Lopez contrata advogada ‘fatal’ para se separar de Affleck

Desde o fim de março, Ben Affleck e Jennifer Lopez não têm sido vistos juntos.…

20/05/2024

Inscrições no programa CNH Social encerram amanhã (21) no Acre

Encerra amanhã, terça-feira, 21, o prazo para quem pretende participar do Programa Social de Formação,…

20/05/2024